terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Conclusão_ Uniade 4 e MMM (HMAP)

Re: Discussão do GRUPO 2 - Conclusão
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - terça, 11 novembro 2008, 16:19
Pessoal,
Nesta semana vimos a Unid. 4, que nos mostrou o surgimento de novas idéias na época áurea da Matemática. Essas novas teorias geraram uma crise na comunidade matemática com o aparecimento da geometria não-euclidiana.
Fizemos várias pesquisas sobre o MMM que trazia uma proposta inovadora para o ensino, seus seguidores o defendiam de forma entusiasta (provavelmente, hoje em dia, seu lema seria: _ "Com a MM seus problemas acabaram!")*, mas essa euforia se caracterizou pelos excessos cometidos na divulgação e, porque não dizer, também na sua implementação. Pois, eles renegaram as conquistas obtidas ao longo da história da matemática, se tornaram radicais.
Podemos traçar um paralelo entre essas duas épocas, ou seja, o fato de ocorrerem mudanças, quase sempre, não é bem recebido por aqueles que se encontram habituados a uma situação fixa, cômoda, em que não há questionamentos. Por outro lado, os que defendem as novas idéias correm o risco de serem incompreendidos, e suas atitudes podem os levar ao extremismo.
Portanto, é importante que se busque o equilíbrio e que o bom senso predomine em todos os momentos, deixando as vaidades de lado. É necessário grupos de discussão abertos (evitando, o que popularmente é chamado, as "panelinhas") para que hajam contribuições e se analisem os prós e contras, assim como, se distribuam as responsabilidades de cada membro na ação de novas propostas de ensino.
* "... seus problemas acabaram!" - É uma expressão usada nas "Organizações Tabajara" no programa humorístico Casseta & Planeta da Rede Globo de televisão.
Um forte abraço,
Carlos.
"Força Sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário