terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Re: O excesso é prejudical (HMAP)

Re: Discussão do GRUPO 2 - SIMBOLISMO
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - quinta, 6 novembro 2008, 18:30
Boa tarde, Cláudia e colegas de curso!
Ainda não tive a oportunidade de ler "O Fracasso da Matemática Moderna" de Morris Kline, mas pela citação no texto, interpreto que o próprio Kline também não é totalmente contra ao simbolismo, pois ele apresenta 3 propósitos (já citados por você) e faz críticas aos excessos. Ele tece observações sobre a Teoria dos Conjuntos, afirma que os conceitos abstratos não deveriam ser colocados no "nível elementar" que isso levaria a aversão dos alunos pela matemática.
Particularmente, também sou favorável ao simbolismo, assim como a Teoria dos Conjuntos. Concordo quanto aos excessos que são prejudiciais, e penso que o emprego de conceitos abstratos deve ser aplicado conforme o amadurecimento intelectual do aluno.
Lembro que faço parte de uma geração que estudou sob os princípios pedagógicos da Matemática Moderna, tive a sorte de ter excelentes professores, ao colher os bons frutos desse ensino desenvolvi o meu amor pela Matemática. Portanto, sou "suspeito" ao comentar sobre o MMM.
Quanto a linguagem "micreira", também a acho super-válida, super-prática, ..., inclusive a utilizo constantemente, o problema é o vício que pode ser criado em detrimento à escrita formal no momento que for preciso redigir um documento ou um relatório, por exemplo. Tem que haver um equilíbrio por parte do profissinal de ensino ao servir-se deste tipo de linguagem.
Abçs,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário