quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

(cont.) Comentários sobre a Unidade 5 (HMAP)

Re: Discussão da semana 5 - GRUPO 2 - Comentários sobre a Unid. 5
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - domingo, 16 novembro 2008, 20:17
Pessoal,
Vimos na Unidade 5 o longo caminho percorrido para o desenvolvimento das equações algébricas. Isso foi possivel graças ao aperfeiçoamento das notações matemáticas, François Viète foi o responsável pelo uso de letras para representar incógnitas e usou a trigonometria para resolver equações de grau maior que 3 e 4. Passou-se a usar os símbolos: = + - .
Ao lermos um texto de HM podemos ver o lado pessoal dos matemáticos, seus gostos, suas famílias, ou seja, o matemático se apresenta como um ser humano e não um sujeito que “apenas” desenvolveu uma fórmula. Por exemplo, Omar Khayyam gostava de poesia e desenvolveu as interseções de Curvas para solucionar questões que eram resolvidas com uso de régua e compasso.
Outro exemplo, Leonardo Pisa (ou Fibonacci) teve que se mudar, acompanhando seu pai que era diplomático, vindo a publicar o “Livro dos Ábacos” sobre o sistema numérico árabe. Nesse tempo, os matemáticos competiam entre si, propondo problemas cujas respostas eram divulgadas, mas os métodos usados mantinham-se em segredo.
Este capítulo nos leva a refletir sobre as dificuldades encontradas pelo aluno quando tenta resolver um problema literal, o professor tem que ter quociência dessa situação.
Abçs,
Carlos.

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