quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Artigo: "Software em sala de aula" (INFOE 1)

Re: Pólo de Campo Grande - Parte 1 - Software em sala de aula
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - sexta, 28 novembro 2008, 17:16
Boa tarde a todos!
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, desenvolveu o software iClass , este sistema foi produzido pelo grupo da professora Maria da Graça Campos Pimentel, faz captura de áudio e vídeo e, é composto de uma lousa eletrônica ou um tablet PC (semelhante a um notebook que permite interação com uma caneta, e um projetor). Utilizando apresentações pré-preparadas (PowerPoint, por exemplo), ou da lousa em branco, as anotações e o áudio capturados geram documentos Web que podem ser visitados imediatamente após a aula.
O conteúdo disponibilizado pode ser visualizado na Web de modo estático (cada "lousa" gerando uma imagem) ou dinâmico (a "tinta eletrônica" é apresentada lentamente - permitindo ao aluno "tocar" a anotação). "Em minhas aulas eu percebi aumento da interatividade, principalmente quando são registradas anotações e contribuições dos alunos", explica. "Mudei a forma de ministrar aulas: diagramas, por exemplo, são elaborados durante a aula, em conjunto com os alunos", conta a professora.
Durante uma aula, muitas vezes as informações mais valiosas podem ser aquelas anotadas na lousa ou discutidas oralmente. Mas, quando a lousa é apagada, perdem-se os dados. "Com as anotações na Web, tanto o aluno quanto o professor poderão relembrar com maior fidelidade todo o caminho de uma explanação", garante Maria da Graça.
Fonte de pesquisa:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150050523. Último acesso em novembro de 2008.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário