terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Tarefa Semana 2 (INFOE 1)









































Informática
Educativa I :: Tarefa da Semana 2



Título:
O
que você considera como pontos negativos e pontos positivos
da EaD e, como deve ser a participação do estudante
neste processo.



Aluno:
Carlos Alberto Soares Leite



Pólo:
Campo Grande (GRUPON 2)



Introdução


A
Educação a Distância é uma metodologia
de ensino a serviço da Educação. A estrutura
do curso, o currículo, os critérios de avaliação
serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. As
diferenças são as atribuições do
professor, a relação professor-aluno, os meios
usados para direcionar o conhecimento e a organização
técnico-administrativa do setor responsável pelo
programa de cursos.


A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei
nº 9.394/96) estabelece as bases legais para a modalidade de
EaD.


O
Decreto nº 5.622/05; define Educação a
Distância como modalidade educacional na qual a mediação
didático-pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem ocorre com a utilização de meios e
tecnologias da informação e da comunicação,
com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas
em lugares e tempos diversos.












Desenvolvimento



Entre
os vários aspectos positivos do EaD, destacam-se: permite a
participação de pessoas que não têm
chances nas escolas tradicionais; inibe as distâncias
geográficas; incentiva o aprendizado ao longo da vida;
propicia mudanças sócio-econômicas; valoriza a
comunicação; estimula a participação
do aluno e interage com um grande número de pessoas.



Quanto
aos aspectos negativos tem-se: a sensação de
solidão; o trato impessoal; o receio de usar novas
tecnologias e o custo para se manter uma estrutura com qualidade.


A
postura do aluno tem que ser pró-ativa, sua motivação
é fator preponderante para poder participar do curso EaD.
Deve colaborar com os demais integrantes, atuando de forma
constante e intensa, expressando pensamentos, e aprender a se
organizar, compatibilizando seus horários de estudo com sua
vida profissional e doméstica.












Conclusões


A
Educação a Distância, aliada ao uso de novas
tecnologias, é mais que uma alternativa para o ensino,
representa uma solução para Educação.


Estamos
tendo o privilégio de participar de um momento histórico
do ensino, trata-se de uma revolução educacional.



Neste
sentido, diante de uma visão otimista e esperançosa,
os frutos que serão colhidos pela implantação
do ensino a distância poderão alavancar melhorias,
inclusive, no ensino convencional, pois o professor e o aluno
terão que se desenvolver para poder acompanhar as novas
formas de ensinar e aprender.












Referências
Bibliográficas





CAMPOS,
Fernanda C.A., COSTA, Rosa M., SANTOS, Neide Fundamentos da
Educação a Distância, Mídias e
Ambientes Virtuais – Juiz de Fora: Ed. Editar, 2007.


Maria
Christina Zentgraf – Doutora em Educação pela
UFRJ, consultora do ABT e professora associada junto ao Programa
de Teleducação da Universidade Castelo Branco.


Revista
de História Regional 4(2): 139-157, Inverno 1999.
















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