Informática Educativa I :: Tarefa da Semana 2
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Título: O que você considera como pontos negativos e pontos positivos da EaD e, como deve ser a participação do estudante neste processo.
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Aluno: Carlos Alberto Soares Leite
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Pólo: Campo Grande (GRUPON 2)
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Introdução
A Educação a Distância é uma metodologia de ensino a serviço da Educação. A estrutura do curso, o currículo, os critérios de avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. As diferenças são as atribuições do professor, a relação professor-aluno, os meios usados para direcionar o conhecimento e a organização técnico-administrativa do setor responsável pelo programa de cursos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece as bases legais para a modalidade de EaD.
O Decreto nº 5.622/05; define Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias da informação e da comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
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Desenvolvimento
Entre os vários aspectos positivos do EaD, destacam-se: permite a participação de pessoas que não têm chances nas escolas tradicionais; inibe as distâncias geográficas; incentiva o aprendizado ao longo da vida; propicia mudanças sócio-econômicas; valoriza a comunicação; estimula a participação do aluno e interage com um grande número de pessoas.
Quanto aos aspectos negativos tem-se: a sensação de solidão; o trato impessoal; o receio de usar novas tecnologias e o custo para se manter uma estrutura com qualidade.
A postura do aluno tem que ser pró-ativa, sua motivação é fator preponderante para poder participar do curso EaD. Deve colaborar com os demais integrantes, atuando de forma constante e intensa, expressando pensamentos, e aprender a se organizar, compatibilizando seus horários de estudo com sua vida profissional e doméstica.
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Conclusões
A Educação a Distância, aliada ao uso de novas tecnologias, é mais que uma alternativa para o ensino, representa uma solução para Educação.
Estamos tendo o privilégio de participar de um momento histórico do ensino, trata-se de uma revolução educacional.
Neste sentido, diante de uma visão otimista e esperançosa, os frutos que serão colhidos pela implantação do ensino a distância poderão alavancar melhorias, inclusive, no ensino convencional, pois o professor e o aluno terão que se desenvolver para poder acompanhar as novas formas de ensinar e aprender.
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Referências Bibliográficas
CAMPOS, Fernanda C.A., COSTA, Rosa M., SANTOS, Neide Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais – Juiz de Fora: Ed. Editar, 2007.
Maria Christina Zentgraf – Doutora em Educação pela UFRJ, consultora do ABT e professora associada junto ao Programa de Teleducação da Universidade Castelo Branco.
Revista de História Regional 4(2): 139-157, Inverno 1999.
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