sábado, 20 de dezembro de 2008

Comentários sobre o texto: "Leitura crítica da História: reflexões sobre a História da Matemática" (HMAP)

Leitura livre

por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - segunda, 1 dezembro 2008, 22:28

Boa noite a todos!

As discussões desta semana foram bastante enriquecedoras e as contribuições através de pesquisas foram excelentes. Todas as postagens, praticamente, convergiram para a mesma opinião.

Entretanto, o texto disponibilizado de Sérgio Nobre, cujo próprio título sugere, faz uma crítica à forma como a história da Matemática é divulgada. Estabelecendo-se, assim, um contraditório diante do que debatemos neste fórum.

O autor cita algumas informações da história que geraram dúvidas:

# Informações históricas sem provas concretas - A não existência de documentos comprobatórios relativos a fatos relevantes na História da Ciência, levou os historiadores a juntar informações para se reconstruir a história de forma aproximada àquilo que de fato possa ter acontecido.

# Informações históricas distorcidas - A falta de informações precisas sobre a ocorrência de determinado evento, faz o historiador buscar novos elementos para o confronto com a história estabelecida.

# Informações históricas ocultas - A Idade Média é onde se encontra a maior concentração de acontecimentos históricos que até hoje são obscuros. Muitas coisas relativas ao desenvolvimento científico que aconteceram neste Período das Trevas são desconhecidos, ou então, se conhece as informações fornecidas por órgãos oficiais.

Sérgio Nobre conclui, "... Informações históricas são, naturalmente, oriundas de interpretações e somente com uma análise crítica, a partir de elementos quantitativos, mas com base qualitativa, é que se pode ter clareza sobre a informação adquirida...".

Sds,

Carlos.

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