terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Comentários sobre o artigo: "Entrevista com Heron" (HMAP)

Fórum da Semana 5 - Todos os Grupos
Discussão da semana 5 - GRUPO 2 - Comentários sobre a "Entrevista com Heron"
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - quarta, 12 novembro 2008, 19:46
Boa noite, colegas!
A proposta da "Entrevista com Heron" é motivar seus leitores (professores) a buscarem outros elmentos da História que possibilitem relacionar pensamentos matemáticos do passado e do presente, propiciando discussões de temas filosóficos, históricos, matemáticos e metodológicos.
A idéia dessa entrevista imaginária foi válida, pois foram inseridos elementos históricos com fatos atuais, por exemplo, falou-se das propriedades dos "Triângulos de Heron" e na possibilidade do uso de planilhas eletrônicas para as construções dos triângulos e determinação das medidas do lado e área.
A "Entrevista" mostrou que a principal diferença entre as épocas é a matematização do movimento. Com o advento do computador os matemáticos se tornaram mais pragmáticos, a visão dos fatos geométricos é mais prática e qualitativa.
O "entrevistador A" faz ver a Heron que os estudantes, ao utilizarem os recursos da informática, poderão entender melhor os conceitos à medida que puderem construí-los, e terão condições de compreender, discutir e formular hipóteses sobre as propriedades de certos elementos.
Heron, por sua vez, "sugere" que se levem os processos investigatórios para nossas escolas, mas que para isso ocarra, deve-se reaprendê-los, a mente tem que estar aberta.
Alguns conceitos elaborados por Heron, como o algoritmo, são utilizados nos computadores até hoje.
Destaque para a seguinte consideração:
_ As dificuldades para o uso dos computadores ainda são muitas, pois os recursos para aquisição de equipamentos e programas são escassos; falta apoio das direções de ensino e necessidade de capacitação dos docentes. Em outros casos, onde há um ambiente favorável, alguns professores não empregam todos os meios disponíveis (por exemplo, aplicam tediosos exercícios de digitação de números em aulas de laboratórios de informática).
Sds,
Carlos.

Um comentário:

  1. Postado, novamente, no Fórum Temático 6 (IEM 1)
    Re: Unidade 6 - Grupo C
    por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 14 abril 2009, 08:02

    ResponderExcluir