terça-feira, 16 de dezembro de 2008

(cont.) Mapas Conceituais (INFOE 1)

Re: Pólo de Campo Grande - Parte 1 - MAPAS CONCEITUAIS
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - sexta, 14 novembro 2008, 22:51
(cont.)
Os Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
# As entradas para a aprendizagem são importantes.
# Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
# Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
# Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.
Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula.
Abçs,
Carlos.

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