quarta-feira, 12 de maio de 2010

"... Na modalidade presencial uma das maiores preocupações do professor durante o processo avaliativo é a famosa ‘cola’..." (CFTEaD)

"Cola"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 30 abril 2010, 21:00
Boa noite: Rodolpho, Raquel e demais colegas!!!

Olá, Rodolpho, compreendo a sua "inquietude" em relação a este assunto, pois a "cola" é repugnante, tanto quanto ao plágio.

Infelizmente, durante o Curso NTEM, soube de casos em que havia gente que copiava postagens de outras pessoas, isso acontecia porque tinhamos acesso a todos os fóruns, inclusive de pólos diferentes. Em virtude disto, faz muito sentido os seus questionamentos, como por exemplo: "como saber se de fato é o aluno que está online?".

Conforme a tutora Raquel colocou, tanto no ensino presencial quanto à distância, é possível perceber que o aluno "colou" quando se compara as participações do dia-a-dia com as tarefas ou trabalhos realizados, devido às características individuais, pois cada pessoa tem um estilo peculiar.

Em relação a pergunta: "como validar os trabalhos entregues por e-mail ou via plataforma como sendo de sua autoria?", parece que existem softwares que detectam a ocorrência de plágio (seria uma solução). Mas, quando não é possível provar que houve "cola", penso que a avaliação deve ser feita de forma rigorosa, ou seja, com exatidão, apontando os erros nos mínimos detalhes.

Nesta situação, o avaliador deve ter em mente a intenção de ajudar o aluno a buscar o caminho correto, alertá-lo, e jamais, tentar prejudicá-lo.

Abraços,

Carlos Leite.

2 comentários:

  1. Re: "Cola"
    por Claudio Rodolpho Oliveira Tavares [ANsfr208] - sábado, 1 maio 2010, 14:55

    Olá Carlos,

    Compartilho com Piaget (1990) de que as atividades devem provocar no aprendente inquietações e processos de desequilíbrio/equilíbrio/desequílibrio, a que ele chamou de equilibração. Mas, foi estudando Vygotsky que comprrendi o processo de mediação. Mediar a aprendizagem entre aquilo que o pesquisador já sabe (conhecimento real) e o que o pesquisador não sabe e poderá saber (conhecimento potencial). É na interface (Zona de Desenvolvimento Proximal — ZDP) entre o real e o potencial que procuramos atuar pedagógica e, sobretudo, intencionalmente, pois o que é em um momento ZDP em outro é real.

    Pior do que a "cola" o que percebo hoje é que os alunos não sabem sequer colar. Lembro-me que do meu ensino fundamental e médio quando um professor era rigoroso e com fama de aplicar provas difíceis corríamos as turmas mais adiantadas em busca de provas de anos anteriores com objetivo de conhecer o seu estilo de prova. Hoje, quando algum aluno falta no dia da avaliação, repito a mesma prova e nada... já apliquei a mesma prova na recuperação com as posições das questões invertidas e nada... em minhas aulas, todas as questões que são cobradas nas avaliações estão nos cadernos dos alunos. Penso que estamos tendo uma crise de valores onde o ter (sem sacrifício) pisou sobre o ser e o ocultou. A propensão ao fácil tem, intelectualmente, empobrecido muitas pessoas que preferem terceirizar seu pensar. A realidade é, muitas vezes, mais cruel do que imaginamos. Penso em alternativas diariamente e reluto por não desacreditar em meus ideais como vejo estampado nas fisionomias de muitos educadores das mais diversas salas de professores. Estou falando de adolescentes, mas a minha experiência como aluno universitário e de pós-graduação é que com adultos também não é muito diferente não. Ou é?

    Abraço, Rodolpho

    Re: "Cola"
    por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sábado, 1 maio 2010, 20:42

    Boa noite, Rodolpho!

    Você tem razão, nessa vivência em Curso de EaD, também percebi o mesmo. Mas, felizmente, é uma minoria que utiliza tais artifícios lamentáveis.

    Abraço,

    Carlos Leite.

    ResponderExcluir
  2. Re: "Cola"
    por Alberto Da Silva Franqueira [ANigr208] - domingo, 2 maio 2010, 11:21

    Bom dia Carlos Alberto e Rodolpho,

    Eu também estou terminando o NTEM, e cola e plagio vi em alguns casos, porém fui vítima de cópia agora em TFC, onde eu realmente não esperava, matéria que temos que produzir textos, expor nosso pensamento, copiaram um fichamento inteiro que eu fiz num trabalho anterior e a postaram no trabalho seguinte é muito complicado esta questão, mas infelizmente existe.

    Abraços,

    Alberto

    Re: "Cola"
    por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 3 maio 2010, 08:42

    Bom dia, Alberto!

    Esta situação é muito triste... Espero que isto não prejudique seu trabalho.

    Sucesso!!!

    Abraço,

    Carlos Leite.


    Re: "Cola"
    por Teresa Raquel Dalta de Carvalho [TD] - sábado, 1 maio 2010, 16:20

    Esses softwares realmente existem e são muito usados pelos orientadores de TFC do LANTE!
    Abraços,
    Raquel

    ResponderExcluir