quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Relativização dos critérios" (CFTEaD)

"Relativização dos critérios"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 2 maio 2010, 09:20
Bom dia: Adélia, Raquel e demais colegas!!!

Para poder responder o questionamento: "... ao relativizarmos os critérios de avaliação, deveremos também relativizar a conquista dos objetivos da aprendizagem? Em outras palavras: esta prática PODE resultar em distintos níveis de aquisição do conhecimento?" tive que refletir bastante sobre o assunto, pois necessitava compreender como seria "relativizar a conquista dos objetivos da aprendizagem".

Então, conclui o seguinte: parece-me coerente as duas situações de "relativização", à medida que cada pessoa tem um ritmo, ou forma distinta, para assimilar conhecimento.

Conforme o texto base 2, o foco da avaliação está na análise da capacidade de reflexão crítica e colaborativa do aluno diante das próprias experiências e das vivências compartilhadas com colegas.

Domingues (2006) afirma que "... para o professor, a avaliação tem como objetivo principal repensar todo o processo de aprendizagem, as estratégias e ferramentas, ou seja, todo o processo e, quando necessário, corrigir possíveis falhas".

Portanto, respondendo a pergunta, penso que está prática pode sim resultar em distintos níveis de aquisição do conhecimento.

Saudações,

Carlos Leite.

Fonte de consulta: Texto Base 2 - Avaliação de fóruns de discussão (DOMINGUES, E., 2006) Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.

Um comentário:

  1. Re: "Relativização dos critérios"por Adelia Reiko Gushomoto Espindola [APcbt208] - domingo, 2 maio 2010, 12:05
    Oi, Carlos, tutora e pessoal!

    Atualmente vivemos uma situação de educação inclusiva em todas as modalidades do ensino brasileiro. Assim, penso que muito do que já se conquistou com relação à inclusão de alunos deficientes à educação regular, é algo que pode, com certeza, ser transportado à educação daqueles alunos considerados "normais".

    Conceitos como: estrutura adaptada (acessibilidade), currículo adaptado, metodologia diferenciada e materiais também adaptados para atender esta clientela resultam em avaliações pertinentes às necessidades, possibilidades e limites deste aluno. Ou seja: avalia-se o seu próprio progresso (ou estagnação) no processo de aprendizagem.

    Alarcão (2003) aponta 3 níveis de considerar as competências:

    •–Competência do sujeito em relação a si mesmo;
    •–Competência do sujeito em relação a um objeto;
    •–Competência do sujeito em termos relacionais;

    A relativização dos critérios é, ainda que imperfeita pois PODE levar a diferentes níveis de aprendizagem, uma das maneiras mais justas de avaliarmos a aquisição do conhecimento pela diversidade de alunos que temos.

    Abraços, Adélia

    Fonte: ALARCÃO, I. PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA. 4ª ed., São Paulo, Cortez, 2003. Disponível em: http://tudosobre.com/concursos/4/Alarc%C3%A3o,%20Isabel%20-%20Professores%20Reflexivos%20em%20Uma%20Escola%20Refle.pdf

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