terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade_Eletrônica1_CarlosLeite (TAAGEM)



Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio

Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa: Atividade ELETRÔNICA 1

O uso da calculadora e A Importância da tabuada

A Origem da calculadora está ligada às Pedras que pueden ser consideradas como um dos primeiros instrumentos utilizados para calcular na China (séc. VI aC) e à Blaise Pascal (em 1642) que construiu a primeira máquina de somar.

Historicamente, uma calculadora é motivo de polêmica, por mais precisa e rápida que fosse para sua época, uma máquina de calcular de Pascal não foi bem aceita: os funcionários, Cujo ganha-pão advinha de cálculos à mão, viram nenhum dispositivo uma ameaça um trabalho seu e recusaram se a usa-lo.

A calculadora é um instrumento Capaz de realizar cálculos com certo grau de automatismo. Tecnicamente, é definida como um calculador aritmético ou digital que, como em Operações usuais se reduzem a contar. A máquina de calcular, de fato, é uma versão moderna do ábaco .

Qualquer Ferramenta, tecnológica ou não, pode e benefícios Apresentar Desvantagens com sua Utilização. A calculadora não foge dessa regra, Um aspecto positivo seria usa-la como um instrumento de investigação de hipóteses, o que facilitaria o desenvolvimento do raciocínio, em contrapartida, os Ocorrem erros de cálculos Devido A sua também limitada e Capacidade de representação, resultados errôneos em sentenças compostas por Operações de adição / subtração e multiplicação / divisão, onde algumas máquinas que efetuam Operações na ordem que foram introduzidas (não respeitam uma Prioridade do produto sobre a soma, por exemplo).

Contudo, a máquina de calcular Deve ser parte integrante das aulas, pois o cidadão terá que dispôr deste acessório ao longo de sua vida. Nas aulas de Matemática, cabe ao profissional de ensino Monitorar de forma eficaz o uso correto das máquinas um Fim de Evitar que os alunos fiquem dependentes de sua utilização. Exemplificando, Nas séries iniciais uma calculadora pode ser apresentada aos estudantes Através de seu manual de instruções, a seguir, após terem os conceitos assimilados das 4 Operações Fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), os alunos pueden Usá-la para verificarem a correção de seus exercícios.

O uso da máquina de calcular nas aulas de Matemática dos recursos é um indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais -- PCN - segundo o qual um calculadora um pode ser eficiente instrumento Promover para a aprendizagem de processos cognitivos.

Exemplos de atividades Envolvendo calculadora:

  1. Desafio: _ Encontre o resultado de 543 x 21, sabendo-se que uma tecla está com defeito 5.

(Obs.: este tipo de Exercício Permite o uso da investigação de hipóteses e estimula o raciocínio.)

  1. Um aparelho de ar condicionado custa R $ 849,00. A loja bue duas formas de pagamento:

_ Em 3 vezes sem juros com cartão de 3,3% ao mês, ou

_ À vista com 5% de desconto.

Qual é a melhor opção?

(Obs.: Esta situação problema de visto potencializar Tomadas de Decisões seguras.)

A calculadora não dispensa uma boa das Operações compreensão, nem o aprendizado da tabuada. O cálculo mental é muito importante não Cotidiano porque As pessoas Devem saber resolver problemas de cabeça em situações triviais como, por exemplo, o recebimento de troco após compras feitas em padaria.

O aprendizado da tabuada é outro que tema proporciona controvérsia. Há anos atrás alguns, os professores aplicavam "Castigos" como meio de aprender tabuada. Mas, com o avanço das tecnologias eo surgimento de novas metodologias de ensino, os alunos passaram uma ter uma Variedade de formas disponíveis para aprender tabuada e Matemática Agradáveis e de maneiras, até mesmo, divertidas.

O fato de ficar repetindo até decorar não significa que estará aprendendo, pois essa repetição DEVE ser contextualizada. A Tabuada Consiste em Operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais, Neste sentido, é Possível JAF algumas estratégias, como o jogo, para compreender toda a tabuada.

Existem inúmeros jogos, alguns adaptados e à tabuada outros criados especificamente para essa situação que facilitam a aprendizagem. Dentre eles se destacam: Bingo matemático, Batalha Naval, Jogo da memória, Jogos: Batalha numérica, Jogo do repartir, Jogos de Dados, Dedo no gatilho, Labirinto e Dominó.

Diante das colocações feitas acima, é Possível responder os questionamentos seguintes:

_ "Qual a sua opinião sobre o uso da calculadora nas escolas, como recurso didático em Matemática? E a tabuada? Deve ser decorada?"

É válido o uso da calculadora nas escolas, como recurso didático em Matemática, para que isso ocorra com Eficácia e eficiência, è necessario que o docente faça um planejamento de aula focado na realidade e no cotidiano do Aluno, Assim como, Nas limitações que as máquinas disponibilizadas POSSAM apresentar.

Quanto à tabuada, ela não DEVE ser decorada porque pode levar Desmotivação umOs Estudantes que passariam a ver na "Decoreba" uma forma de punição, como acontecia antigamente. Em contrapartida, O emprego de Jogos no aprendizado da tabuada fator motivador é, pois sugere uma idéia de brincadeira "e contribui para uma sua memorização.

_ "Você já pensou em usar uma calculadora para fazer Matemática além de contas fazer?"

Através do curso NTEM foi Possível visualizar uma calculadora não apenas como um instrumento de fazer contas, mas também com uma Ferramenta tecnológica que pode auxiliar o professor nas aulas de Matemática.

_ "Qual a diferença entre fazer contas e fazer Matemática?

Fazer contas não necessita de um grande desenvolvimento intelectual, Trata-se de um processo quase que mecanizado, onde basta dispôr de um um modelo seguido e ser após sua compreensão DEVIDA poder executa-lo.

Já, Matemática fazer, Dentre outras coisas, E USAR Raciocínio Lógico, investigar hipóteses, potencializar Tomadas de Decisões, Saber resolver situações problemas e ter consciência de que a Matemática está presente em tudo no Universo.

Referências Bibliográficas

  • MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Propostum de uso da calculadora em sala de aula. Unidade 2. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no DA Ensino Matemática.

  • Sites consultados em novembro de 2008:

< http://www.boaaula.com.br/iolanda/hic/hicidmo.html>;

< http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0, 5912, POR-20-96-941-, 00.html> e

< http://tutomania.com.br/saiba-mais/historia-da-maquina-de-calcular>.

  • Sites consultados em fevereiro de 2009:

<http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_publica
os.asp? aux = Calculadoras
> e

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>.

  • Sites consultados em setembro de 2009:

< http://www.portalis.co.pt/aprender-tabuada/ >;

< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_icap2.pdf> e

< http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/maneiras-diferentes-aprender-tabuada.htm >.

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