sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Texto: “REFLEXÕES SOBRE “SILÊNCIO VIRTUAL” NO CONTEXTO DO GRUPO DE DISCUSSÃO NA APRENDIZAGEM VIA REDE” (STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 18 setembro 2009, 18:51

Boa noite a todos!

No texto “REFLEXÕES SOBRE “SILÊNCIO VIRTUAL” NO CONTEXTO DO GRUPO DE DISCUSSÃO NA APRENDIZAGEM VIA REDE” a autora Maria Ilse Rodrigues Gonçalves procura mostrar, inicialmente, alguns motivos que podem levar os estudantess a não participarem ativamente dos encontros de EAD, tais como: esquecimento, debate sem importância, falta de identificação com o ambiente virtual, não concordar com as discussões, forma de protesto, dificuldades emocionais e etc..
Contudo, no decorrer do artigo, o silêncio também é percebido como algo positivo ou favorável, pois existem os silêncios “fecundos” (silêncios construtivos) que podem representar momentos de reflexão e criatividade. Nesta ocasião, o profissional de tutoria deve controlar sua ansiedade para evitar intervenções inadequadas e cobranças desnecessárias.
Este tema está em aberto, isto é, os estudiosos e pesquisadores ainda não chegaram a conclusões definitivas se o silêncio traz ou não benefícios à aprendizagem. Portanto, é fundamental que o “professor/tutor/moderador” aja com sensibilidade na condução do silêncio que na maioria das vezes envolve laços emocionais.

Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário