segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Uso dos computadores no Ensino da Matemática (TAAGEM)

Re: Fórum temático- unidade 4
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 21 setembro 2009, 11:32

Bom dia a todos!

Basicamente, sabemos e sentimos que os computadores exercem um grande fascínio aos seus usuários, e quando usados na sala de aula é um fator de motivação para os estudantes porque eles podem “criar coisas”, enquanto que nas aulas “normais”, limitam-se, na moiria das vezes, a observar os professores. Inclusive, há relatos de mudanças de comportamento, tipo: os alunos mais indiciplinados se revelam mais participativos e interessados quando manipulam esses equipamentos.
Resultados de estudos afirmam ainda que o computador proporciona uma aprendizagem mais autônoma e que alguns professores consideram a Geometria o tópico de Matemática mais adequado a uma abordagem com o auxílio de programas de computadores, devido a suas capacidades de visualização gráfica.
Convem destacar que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – apoiam e sugerem a utilização de ferramentas tecnológicas nas escolas, dentre outras situações afirmam: “... O crescente uso dos computadores constitui um importante capítulo à parte, pois, além de sua capacidade de edição de textos e organização de dados, abre portas para um universo de informações, com o aprendizado da “navegação” na Internet, permitindo consultar inúmeros bancos de dados e sites informativos e formativos, para não falar dos estimulantes intercâmbios individuais e institucionais....”.

Saudações,
Carlos Leite.

Referências Bibliográficas: <http://dspace.fct.unl.pt/bitstream/10362/303/1/azevedo_1993.pdf> e <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acessados em 21 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário