domingo, 13 de setembro de 2009

Tarefa_etapa1_carlos_leite



    Módulo- Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância

    Turma: 3.2009 (Grupo 07)

    Tutor(a): Cláudia Valeria Nobre.

    Tarefa: “Painel de Ações do Tutor”

    Aluno(a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

 

 

 

 

Primeira parte: “A interatividade do sistema de tutoria e o ambiente de aprendizagem”.

 

          O conceito de interatividade pode ser caracterizado como um processo de escolhas simples, mas quando se relaciona com o sistema de tutoria e o ambiente de aprendizagem é exigido um aspecto mais complexo que seja capaz de abordar a qualidade do processo interativo.  Nesse sentido, a interatividade está apoiada em quatro fatores: a idéia de ambiente, a presença humana, a expressão do aluno e a tutoria como elemento promotor.

          Segundo Marco Silva (2001), “interatividade é um conceito de comunicação que pode ser empregado para significar a comunicação entre interlocutores humanos, entre humanos e máquinas e entre usuário e serviço”.

          A criação de ambientes virtuais para o ensino pode contribuir no favorecimento da comunicação entre alunos e professores, tanto no ensino presencial como na educação à distância, mas novos desafios surgirão para adequar instituições educacionais a novas situações provocadas pela utilização das ferramentas tecnológicas.  Os ambientes virtuais se constituirão na ampliação do espaço e tempo da sala de aula convencional.

          Convém salientar que o uso da tecnologia não é suficiente para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem, é preciso dispor de uma metodologia pedagógica embasada na participação, cooperação e troca de informações entre todos os envolvidos no sistema educacional para desenvolver a construção do conhecimento.

          A interatividade promovida pelo tutor deve estar calcada na atenção, nas necessidades dos alunos, na capacidade para lidar com o inesperado, no trabalho em equipe e nas ações dinâmicas para solucionar as questões teóricas e do cotidiano.  Além disso, ao selecionar os materiais de apoio, o tutor se preocupará com a forma de apresentação dos conteúdos, terá que ser criativo para tornar o assunto interessante e proporcionar uma maior interação entre alunos e tecnologia.

          Diante da alta velocidade com que acontecem as transformações na sociedade, causadas pelo avanço tecnológico, os profissionais de ensino tem que mudar suas práticas e posturas a favor da inserção de novas tecnologias (da comunicação e informação) na educação.  O papel da tutoria na EAD se encontra em constante discussão e uma boa sugestão que se ventila seria a presença de monitores que colaborariam com os tutores e, consequentemente, poderiam ganhar motivação para fazerem parte do sistema de tutoria.

 

 

 

 

 

 

 

 


Um comentário:

  1. Claudia Valeria Nobre [TD]
    domingo, 20 setembro 2009, 17:40

    Nota: 9,00 / 10,00

    Oi Carlos

    Corrigi a primeira parte do seu Painel de Ações do Tutor, que estava no geral boa. Entretanto, penso que poderia ter trazido mais ações relacionadas ao foco da discussão da etapa: A interatividade do sistema de tutoria e o ambiente de aprendizagem. Notei que você apontou algumas atitudes/características que o tutor deve ter em sua atuação no ambiente de aprendizagem, mas poderia amplia-las um pouco mais! Pense nisso!

    Abraços
    Cláudia

    ResponderExcluir