quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tarefa_etapa2_carlos_leite (STCD)



Módulo- Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância

Turma: 3.2009 (Grupo 07)

Tutor(a): Cláudia Valeria Nobre.

Tarefa: “Painel de Ações do Tutor”

Aluno(a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

Segunda parte: “A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais”.

Uma das grandes dificuldades que acompanha a humanidade, desde sua origem, está na complexa relação de convivência entre os próprios indivíduos, a partir do momento em que necessitam atuar constantemente no mesmo ambiente. Até mesmo no mundo virtual é preciso haver colaboração de todos os participantes para ocorrer a interação.

Na educação, o bom relacionamento por parte de alunos e professores é fator essencial para que haja a construção do conhecimento, mas nem sempre isto ocorre. Acontece que cada pessoa tem a sua forma especial de pensar, sentir e ver as coisas. Por conseqüência, as atitudes e os comportamentos não são os mesmos e irão variar ao longo da vida.

Há situações no ambiente escolar em que não é observada a condição afetiva das pessoas que ali se encontram, em virtude disto, alguns profissionais de ensino acreditam que a integração entre a razão e a emoção no sistema educativo é fundamental para desenvolver a capacidade dialógica e cognitiva dos estudantes; e que a inclusão de técnicas de resolução de conflitos na grade curricular poderá solucionar problemas interpessoais e sociais.

Na EAD, a tutoria deve ficar atenta às diversas formas de interações que representam o meio através do qual os alunos e alunas vão expressar: conhecimentos, dúvidas, sentimentos, críticas, frustrações, respeito e desejo de querer aprender. Por isso, é muito importante saber administrar as várias formas de comunicação para que seja possível obter êxitos nas relações interpessoais e intrapessoais.

A comunicação pela escrita exige que o tutor tenha a sensibilidade de perceber o sentimento que está inserido nas entrelinhas das postagens de cada integrante do grupo, para favorecer a criação de um ambiente harmonioso e propício à construção do conhecimento compartilhado. A postura diante dos erros, por exemplo, merece uma atitude positiva no sentido de poder aprender a partir dos próprios erros, caso contrário, os erros cometidos podem provocar o bloqueio e o medo de fazer novas tentativas.

Nesta discussão sobre interatividade e relacionamento, pode-se considerar que a questão do “silêncio virtual” é o tópico mais enigmático a ser tratado, isto porque os estudiosos e pesquisadores ainda não chegaram a conclusões definitivas se o silêncio traz ou não benefícios à aprendizagem. A maior dificuldade encontrada pela equipe de tutoria consiste em tentar saber o(s) motivo(s) que leva(m) o estudante a não participar ativamente dos fóruns temáticos. Esta ausência pode ter alguns significados, como: esquecimento, debate sem importância, falta de identificação com o ambiente virtual, não concordar com as discussões, forma de protesto, dificuldades emocionais e etc.. Mas, também existem os silêncios “fecundos” (silêncios construtivos) que podem representar momentos de reflexão e criatividade. Então, mais uma vez, cabe ao tutor agir com sensibilidade e cautela na condução do silêncio que na maioria das vezes envolve laços emocionais.

O aperfeiçoamento da educação está diretamente ligado à evolução do ser humano, tanto a nível intelectual quanto a nível sentimental, pois através da ajuda mútua as pessoas melhoram enquanto seres humanos e tornam os relacionamentos sociais mais agradáveis e construtivos, sempre respeitando as atuações de diferentes personalidades. O tutor, por sua vez, deve evitar a utilização de métodos autoritários e retrógrados e procurar usar argumentos motivadores e convincentes para atrair e estimular a participação dos estudantes.

2 comentários:

  1. Carlos... gostaria que deixasseuma maneira da gente acompanhar seu blog...

    o meu é "professoresinovadores.blogspot.com"

    gostaria de trocar idéias sobre o curso com vc...

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  2. Claudia Valeria Nobre [TD]
    quarta, 30 setembro 2009, 11:10

    Nota: 9,00 / 10,00

    Olá Carlos,

    Na correção da 2ª parte do seu termo de compromisso cujo o tema foi A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais, percebi que você abordou pouco as relações interpessoais. Por exemplo, poderia enfocar nas relações aluno-aluno, aluno/tutor, resolução de conflitos, criação de laços afetivos, entre outros aspectos. Fique atento que o Painel é seu, são ações que você julga importantes no exercicio da tutoria. Releia as suas duas tarefas e pense a respeito. Se precisar de ajuda, avise-me.
    Na integração das partes do seu Painel de Ações na Tarefa Final, verifique novamente as ações propostas e reorganize conforme a necessidade e as particularidades dos temas apresentados durante as etapas do módulo.

    Abraços,

    Cláudia

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