sexta-feira, 11 de setembro de 2009

" mestres-de-obras que mal assinam o nome sabem ler plantas e sabem utilizar muito bem o raciocínal proporcional." (TAAGEM)

Re: Unidade 2- Razão e Proporção
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 11 setembro 2009, 19:37

Boa noite, tutora Alessandra, André e demais colegas!

Permitam-me fazer um comentário estritamente particular, o link <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/hora-ensinar-proporcao-fala-mestre-terezinha-nunes-428131.shtml> que nos foi disponibilizado retrata uma realidade a qual convivi intensamente, pois meu saudoso pai era encarregado de obras da construção civil, infelizmente, não teve a oportunidade de frequentar uma escola e mal "rabiscava" seu nome e algumas poucas palavras, entretanto, lia os desenhos (plantas) de um prédio em construção como se fosse um engenheiro formado e, consequentemente, aplicava os conceitos matemáticos, os quais estamos estudando.
Outro exemplo que tenho dentro de casa, é minha mãe, apesar de saber apenas assinar o nome, ela é capaz de fazer cálculos mentalmente e de forma correta, é impressionte a sua capacidade de raciocínio matemático.
Portanto, concordo com o colega André que é possível os estudantes aprenderem proporção de forma significativa através de métodos diversificados.

Saudações,
Carlos Leite.

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