Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática |
Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio |
Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto |
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite |
Pólo: Campo Grande - Grupo 1 |
Tarefa: Exercício n º 12 da Lista 1 |
12) No texto sobre "A Matemática do Ensino Médio por meio de problemas", abordamos as idéias do matemático húngaro Polya, que traça um plano global para resolver um problema em 4 estágios:
- compreender o problema;
- escolher uma estratégia;
- executar o plano;
- examinar a solução.
Comente cada um dos estágios especificados na solução que você deve presentar o seguinte problema: quais são as dimensões de um retângulo de perímetro 20 centímetros cuja área é a maior possível?
Solução:
- Compreender o problema
- Escrever os dados fornecidos => Retângulo; Perímetro = 20 cm e área maior possivel.
- Desenhar uma figura para melhor visualizar o problema =>
- Escolher uma estratégia
- Relacionar dados e incógnitas => Perímetro = P, Área = A; base = b e altura = h
- Definições => Perímetro = 2b + 2h = 20 => h = 10 - b
=> Área = b x h => A = b(10 - b) = 10b - b2
- Executar o plano
- Achar as dimensões do retângulo => Para encontrar a área máxima, deve-se calcular o valor máximo da função que é dado pela abscissa do ponto máximo (-b / 2a), tem-se: b = -10 / -2 = 5 cm; Logo, h = 5 cm
- Calcular a área => A = 5 x 5 = 25 cm2
- Examinar a solução
- Verificar o resultado => Trata-se da área de um quadrado, pois o perímetro é divisível por 4, então toda vez que o quociente é o lado do quadrado, a área será máxima. Se o problema excluísse o quadrado (que é um retângulo), a área seria 24 cm2 e as dimensões 6 cm e 4 cm.
Fonte de referência:
<http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081008185304AAdmyeQ>.Acessado em 27 de setembro de 2009.
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