segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“Como usar recursos dos softwares de matemática e/ou applets em nosso favor?” (TAAGEM)

Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 19:13

Boa noite a todos!

Como usar recursos dos softwares de matemática e/ou applets em nosso favor?

A utilização de softwares de Matemática pode proporcionar: interação, autonomia e criatividade. O “Software Educandus”, por exemplo, representa uma transição do material didático tradicional para o moderno, no estudo da Matemática a nível de Ensino Médio. Este software é capaz de induzir o aluno a controlar seu próprio processo de aprendizagem.
Segundo um trabalho de dissertação para mestrado apresentado por Francisco Alves de Oliveira Filho, o “Software Educandos” está dentro dos padrões das novas tecnologias educacionais, satisfazendo não só às necessidades do professor como mediador da aprendizagem, mas também ao aluno na construção de seus conhecimentos.
Constatou-se, por meio do curso de trigonometria, desenvolvido no Laboratório de Informática do Curso de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológico do Ceará, “que o aluno, interagindo com as interfaces do “Software Educandus” é capaz de gerenciar a busca do saber matemático, construindo uma base matemática sólida e preenchendo as possíveis lacunas da estrutura cognitiva deixada no Ensino Fundamental”.

Saudações,
Carlos Leite.

Referência Bibliográfica: <http://mpcomp.pgcomp.uece.br/admin/arquivo/FranciscoFilho2004.pdf>. Acessado em 28 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário