segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria..." (TAAGEM)

Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 13:48

Boa tarde a todos!

Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria...”

As dificuldades que os alunos do Ensino Médio tem para assimilar com clareza os conteúdos de Matemática é decorrência das falhas ocorridas em etapas de ensino anteriores (Ensino Fundamental), que levam ao pensamento de que “Matemática é difícil”. Essas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem podem ser minimizadas através da criação de um ambiente informatizado para o desenvolvimento de temas como a trigonometria, por exemplo.
O ensino da Matemática baseado em metodologias tradicionais não contribui para a construção do conhecimento, é necessário trabalhar com assuntos pertinentes à realidade do contexto social do aluno, possibilitando-o participar ativamente do processo.

Saudações,
Carlos Leite.

4 comentários:

  1. Concordo que o método tradicional não contribui para o aprendizado da matemática, mas o que fazer então? Ir de encontro a realidade social do aluno, é uma resposta... mas busco uma resposta prática...e assim acredito que a matemática se torna "dificil" porque não deduzimos as fórmulas, apenas as lançamos ao vento para que os pobres alunos a decorem, e também não mostramos a aplicabilidade do aprendizado na própria vida. Quem vai querer aprender trigonometria se não sabe onde vai utilizar? É preciso uma revolução no ensino da matemática. Deduzir as descobertas dos grandes matemáticos e não apresentá-las como mágica, surgindo do nada e devemos ir aos detalhes, como por exemplo, mostrar porque um número passa para o outro lado e muda de sinal, como assim professor? Muda de sinal e pronto!
    É assim que se ensina... é assim que NÃO se aprende.

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  2. Olá, Luiz Pimentel!
    É necessário utilizar uma metodologia de ensino que corresponda às necessidades do aluno, ou seja, com atividades práticas que representem situações do cotidiano.
    Quanto à dedução das "descobertas dos grandes matemáticos", penso é possível através dos softwares educacionais, que podem auxiliar o professor no ensino e aprendizagem.
    Grato pela interação.
    Carlos Leite.

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  3. Olá, sou ex-aluno do ensino médio e agora estou me graduando em Engenharia Química pela federal do Amazonas. Gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto. Concordo plenamente com Luiz Pimentel, pois sou um caso real da matemática ensinada "meia-boca" no colegial. Quando entrei em cálculo, percebi que tudo o que aprendi na vida escolar de ensino fundamental e médio era uma coisa muito superficial. Essa do sinal mesmo, citada pelo Luiz, meu chará, fui descobrir faz duas semanas, e já to estudando aqui faz um mês. Estou tendo que revisar TUDO da matemática, porque TUDO foi ensinado meia-boca pra mim. Nunca soube que invertia o sinal porque uma equação funciona como uma balança. Essas coisas demonstram que o nosso ensino superior é frágil, porque toda a nossa base é muito frágil. Eu concordo e reconheço, Carlos Leite, que devem haver mudanças no ensino, temos que ensinar os alunos como aprenderam os descobridores do conhecimento, nós precisamos aprender conforme quem realmente descobriu alguma importância matemática. A questão é, vamos nos mobilizar? Com a internet, mobilização está mais fácil. Estou aí pra ajudar!!

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    1. Olá, Luiz!
      Gostaria de parabenizá-lo pela sua dedicaão e seu esforço em rever todos os conceitos matemáticos.
      Sem dúvida que a Internet nos possibilita lutar por uma mobilização em prol de uma melhor qualidade de ensino.
      Grato pela contribuição.
      Carlos Leite.

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