Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 13:48
Boa tarde a todos!
“Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria...”
As dificuldades que os alunos do Ensino Médio tem para assimilar com clareza os conteúdos de Matemática é decorrência das falhas ocorridas em etapas de ensino anteriores (Ensino Fundamental), que levam ao pensamento de que “Matemática é difícil”. Essas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem podem ser minimizadas através da criação de um ambiente informatizado para o desenvolvimento de temas como a trigonometria, por exemplo.
O ensino da Matemática baseado em metodologias tradicionais não contribui para a construção do conhecimento, é necessário trabalhar com assuntos pertinentes à realidade do contexto social do aluno, possibilitando-o participar ativamente do processo.
Saudações,
Carlos Leite.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 13:48
Boa tarde a todos!
“Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria...”
As dificuldades que os alunos do Ensino Médio tem para assimilar com clareza os conteúdos de Matemática é decorrência das falhas ocorridas em etapas de ensino anteriores (Ensino Fundamental), que levam ao pensamento de que “Matemática é difícil”. Essas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem podem ser minimizadas através da criação de um ambiente informatizado para o desenvolvimento de temas como a trigonometria, por exemplo.
O ensino da Matemática baseado em metodologias tradicionais não contribui para a construção do conhecimento, é necessário trabalhar com assuntos pertinentes à realidade do contexto social do aluno, possibilitando-o participar ativamente do processo.
Saudações,
Carlos Leite.
Concordo que o método tradicional não contribui para o aprendizado da matemática, mas o que fazer então? Ir de encontro a realidade social do aluno, é uma resposta... mas busco uma resposta prática...e assim acredito que a matemática se torna "dificil" porque não deduzimos as fórmulas, apenas as lançamos ao vento para que os pobres alunos a decorem, e também não mostramos a aplicabilidade do aprendizado na própria vida. Quem vai querer aprender trigonometria se não sabe onde vai utilizar? É preciso uma revolução no ensino da matemática. Deduzir as descobertas dos grandes matemáticos e não apresentá-las como mágica, surgindo do nada e devemos ir aos detalhes, como por exemplo, mostrar porque um número passa para o outro lado e muda de sinal, como assim professor? Muda de sinal e pronto!
ResponderExcluirÉ assim que se ensina... é assim que NÃO se aprende.
Olá, Luiz Pimentel!
ResponderExcluirÉ necessário utilizar uma metodologia de ensino que corresponda às necessidades do aluno, ou seja, com atividades práticas que representem situações do cotidiano.
Quanto à dedução das "descobertas dos grandes matemáticos", penso é possível através dos softwares educacionais, que podem auxiliar o professor no ensino e aprendizagem.
Grato pela interação.
Carlos Leite.
Olá, sou ex-aluno do ensino médio e agora estou me graduando em Engenharia Química pela federal do Amazonas. Gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto. Concordo plenamente com Luiz Pimentel, pois sou um caso real da matemática ensinada "meia-boca" no colegial. Quando entrei em cálculo, percebi que tudo o que aprendi na vida escolar de ensino fundamental e médio era uma coisa muito superficial. Essa do sinal mesmo, citada pelo Luiz, meu chará, fui descobrir faz duas semanas, e já to estudando aqui faz um mês. Estou tendo que revisar TUDO da matemática, porque TUDO foi ensinado meia-boca pra mim. Nunca soube que invertia o sinal porque uma equação funciona como uma balança. Essas coisas demonstram que o nosso ensino superior é frágil, porque toda a nossa base é muito frágil. Eu concordo e reconheço, Carlos Leite, que devem haver mudanças no ensino, temos que ensinar os alunos como aprenderam os descobridores do conhecimento, nós precisamos aprender conforme quem realmente descobriu alguma importância matemática. A questão é, vamos nos mobilizar? Com a internet, mobilização está mais fácil. Estou aí pra ajudar!!
ResponderExcluirOlá, Luiz!
ExcluirGostaria de parabenizá-lo pela sua dedicaão e seu esforço em rever todos os conceitos matemáticos.
Sem dúvida que a Internet nos possibilita lutar por uma mobilização em prol de uma melhor qualidade de ensino.
Grato pela contribuição.
Carlos Leite.