sábado, 17 de outubro de 2009

PAINEL DAS AÇÕES DO TUTOR_Tarefa 4 (STCD)

SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS A DISTÂNCIA

Turma: 3,2009 (Grupo 07)

Tutor (a): Cláudia Valéria Nobre.

Tarefa: "Painel de Ações do Tutor"

Aluno (a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

PAINEL DAS AÇÕES DO TUTOR

PARTE FINAL

"A interatividade do sistema de tutoria eo Ambiente de Aprendizagem"

AÇÕES

OBJETIVOS

FERRAMENTAS /

ESTRATÉGIAS

1 -- Facilitar uma comunicação.

Promover um interatividade entre e entre seres humanos e tecnologias usuário.

Estimular uma participação do Aluno Permitindo que suas idéias e pensamentos DIVULGADOS Sejam.

2 -- Criar ambientes virtuais.

Contribuir nenhum favorecimento da comunicação entre professores e alunos.

JAF E-mails, Bate-papo e fóruns de discussões, entre outros, Tornando os Ambientes Virtuais uma extensão da sala de aula convencional.

3 -- Atuar Funções múltiplas assumindo, como: facilitador, mediador, orientador, articulador e etc.

Propiciar um ambiente onde seja Possível o desenvolvimento da aprendizagem ea construção do conhecimento.

ESTABELECER sentimentos de empatia, amizade e Harmonia; auxiliar na superação de dificuldades; esclarecer dúvidas; fazer comentários de incentivos e Enviar mensagens Motivadoras.

4 - Trabalhar em equipe.

Proporcionar uma colaboração efetiva entre o grupo e O conhecimento Coletivo.

Selecionar materiais de apoio e apresentá-los com criatividade; Manter o equilíbrio entre uma flexibilidade ea organização conteúdos dos; Comprometer-se com o desenvolvimento cognitivo, social e humano.

5 -- Mudar práticas e posturas pedagógicas um favor da inclusão de novas tecnologias no ensino.

Transformar as informações e apropriar-se dos diversos recursos tecnológicos disponíveis à educação.

Desenvolver metodologia pedagógica Baseada na participação, cooperação e troca de informações entre todos os Kikyo No processo educacional.

"A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais"

AÇÕES

OBJETIVOS

FERRAMENTAS /

ESTRATÉGIAS

1 -- Integrar uma razão e uma emoção.

Desenvolver a Capacidade dialógica e cognitiva dos estudantes.

Incentivar uma Respeitar e ajuda mútua como Atuações de personalidades distintas perder, sem uma Autoridade.

2 -- Solucionar problemas interpessoais e sociais.

Tornar os relacionamentos mais Agradáveis e construtivos.

Usar técnicas de resolução de conflitos.

3 -- Planejar estudos em grupo.

Evitar atitudes individualistas; Desenvolver e formar parcerias O sentimento de compromisso.

Elaborar atividades em grupo constituído de, no máximo, quatro alunos Debates e Permitir (inclusive, Através de MSN).

4 -- Atuar PositivaMente.

Transmitir segurança emocional.

Emitir respostas elogioscomo agir sutilmente fatos relevantes e na ocorrência de erros.

5 -- Afetividade Gerar.

Contribuir para uma consolidação do espaço de aprendizagem Confortável e conquistar uma amizade e uma confiança do grupo.

Estar presente constantemente nos fóruns de discussão; nortear o rumo dos debates; tecer observações pertinentes, objetivas e sinceras; Demonstrar atenção e acolher todas as colaborações.

6 - atentar para diversas formas de interações.

Obter êxitos nas relações intrapessoais e interpessoais, impedindo o surgimento de dúvidas, equívocos e frustrações.

Saber administrar as várias formas de comunicação. Na escrita, por exemplo, É Necessário Ter a sensibilidade de perceber o sentimento que está inserido nas entrelinhas.

"A interatividade do sistema de tutoria e aluno Construção da autonomia do"

AÇÕES

OBJETIVOS

FERRAMENTAS /

ESTRATÉGIAS

1 -- Estimular as ações autónomas.

Favorecer uma autodisciplina; lO evar um aluno aprender um pesquisar e usar sua criatividade.

Permitir que o estudante atue com liberdade; estabeleça uma agenda pessoal; organizar seus horários de realizar pesquisas e estudos dos assuntos que lhe parecerem mais importantes.

2 -- Orientar no caminho um ser trilhado.

O aluno perceber Deverá, gradualmente, A importância nos estudos da autonomia Reconhecer e que uma sua autonomia está mais relacionada uma interdependência do que a independência.

Esclarecer e acompanhar as atividades propostas, Assim como, fornecer Suportes que para O Aluno Construa pontes entre os novos e antigos conhecimentos.

3 -- Incentivar e viabilizar as atitudes proativas.

Capacitar o aluno não gerenciamento do seu próprio conhecimento.

Ajudar o estudante um Desenvolver suas estratégias e dar-lhe a responsabilidade para Decidir qual Ferramenta JAF.

4 -- Criar e Manter um canal de comunicação aberto.

Permitir opiniões, críticas e sugestões.

Usar Meios de Comunicação onde os estudantes POSSAM InterAgir de forma crítica e autonoma.

5 -- Supervisionar o processo de avaliação.

Garantir uma qualidade da aprendizagem ea formação da autoconfiança, autoestima e autonomia do aluno.

Utilizar Critérios de avaliação que valorizem uma participação, a Assiduidade, as contribuições e as trocas de experiências. Possibilitar uma autoavaliação.

Sites e Links socializados em outubro de 2009:

Autonomia_em_EaD_.pdf

ead_flexibilidade_tempo.doc

http://avaeafetividade.files.wordpress.com/2009/01/atividade-8-afetividade.pdf

http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/168_dez03/html/tutor

http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html

http://potencial-ead.blogspot.com/2009/04/o-ambiente-inovador-da-ead-nas-praticas.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_em_equipe

http://reducacao.ulusofona.pt/arquivo_revistas/educacao08/pdf08/artigos_esmeralda_santo.pdf

http://www.aprendebrasil.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp

http://www.dai.cefet-ma.br/cicero/Materiais/FerramentasEaD1.pdf

http://www.eadnobrasil.com.br/entrevista.php?id=42

http://www.fael.edu.br/novosite/pdf/manual_tutor.pdf

http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_228.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982007000200004&script=sci_arttext

http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=12902

http://www.webartigos.com/articles/24295/1/a-arte-da-tutoria-em-ead/pagina1.html

http://www.webensino.com.br/pdf/Artigo_STI.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=9P67vPrIrps&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CUotd2XtWns

http://www.youtube.com/watch?v=DlyZpacnyaQ

http://www.youtube.com/watch?v=gDsVjT9igK0

http://www.youtube.com/watch?v=gDsVjT9igK0&feature=PlayList&p=160FA3EDCCC742FD&playnext=1&playnext_from=PL&index=1

http://www.youtube.com/watch?v=HOGm7muWrwc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=LY3hFsanAuA

http://www.youtube.com/watch?v=N382tTbebLQ

http://www.youtube.com/watch?v=WOvMAJmP4v4

http://www.youtube.com/watch?v=wtKNE_uZ_gY

http://www.youtube.com/watch?v=YzURD6CgVs4

http://www2.unijui.edu.br/ ~ Liaw / Autonomia% 20em% 20EaD% 20.pdf

Projeto_Seiva_-_a_construcao_de_um_Sistema_de_Educacao_Interativa.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário