SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS A DISTÂNCIA
Turma: 3,2009 (Grupo 07)
Tutor (a): Cláudia Valéria Nobre.
Tarefa: "Painel de Ações do Tutor"
Aluno (a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)
PAINEL DAS AÇÕES DO TUTOR PARTE FINAL
| ||
"A interatividade do sistema de tutoria eo Ambiente de Aprendizagem" | ||
AÇÕES
| OBJETIVOS | FERRAMENTAS / ESTRATÉGIAS |
1 -- Facilitar uma comunicação.
| Promover um interatividade entre e entre seres humanos e tecnologias usuário.
| Estimular uma participação do Aluno Permitindo que suas idéias e pensamentos DIVULGADOS Sejam. |
2 -- Criar ambientes virtuais.
| Contribuir nenhum favorecimento da comunicação entre professores e alunos.
| JAF E-mails, Bate-papo e fóruns de discussões, entre outros, Tornando os Ambientes Virtuais uma extensão da sala de aula convencional. |
3 -- Atuar Funções múltiplas assumindo, como: facilitador, mediador, orientador, articulador e etc.
| Propiciar um ambiente onde seja Possível o desenvolvimento da aprendizagem ea construção do conhecimento.
| ESTABELECER sentimentos de empatia, amizade e Harmonia; auxiliar na superação de dificuldades; esclarecer dúvidas; fazer comentários de incentivos e Enviar mensagens Motivadoras. |
4 - Trabalhar em equipe.
| Proporcionar uma colaboração efetiva entre o grupo e O conhecimento Coletivo.
| Selecionar materiais de apoio e apresentá-los com criatividade; Manter o equilíbrio entre uma flexibilidade ea organização conteúdos dos; Comprometer-se com o desenvolvimento cognitivo, social e humano. |
5 -- Mudar práticas e posturas pedagógicas um favor da inclusão de novas tecnologias no ensino.
| Transformar as informações e apropriar-se dos diversos recursos tecnológicos disponíveis à educação.
| Desenvolver metodologia pedagógica Baseada na participação, cooperação e troca de informações entre todos os Kikyo No processo educacional. |
"A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais" | ||
AÇÕES
| OBJETIVOS | FERRAMENTAS / ESTRATÉGIAS |
1 -- Integrar uma razão e uma emoção.
| Desenvolver a Capacidade dialógica e cognitiva dos estudantes.
| Incentivar uma Respeitar e ajuda mútua como Atuações de personalidades distintas perder, sem uma Autoridade. |
2 -- Solucionar problemas interpessoais e sociais.
| Tornar os relacionamentos mais Agradáveis e construtivos.
| Usar técnicas de resolução de conflitos. |
3 -- Planejar estudos em grupo.
| Evitar atitudes individualistas; Desenvolver e formar parcerias O sentimento de compromisso.
| Elaborar atividades em grupo constituído de, no máximo, quatro alunos Debates e Permitir (inclusive, Através de MSN). |
4 -- Atuar PositivaMente.
| Transmitir segurança emocional. | Emitir respostas elogioscomo agir sutilmente fatos relevantes e na ocorrência de erros. |
5 -- Afetividade Gerar.
| Contribuir para uma consolidação do espaço de aprendizagem Confortável e conquistar uma amizade e uma confiança do grupo. | Estar presente constantemente nos fóruns de discussão; nortear o rumo dos debates; tecer observações pertinentes, objetivas e sinceras; Demonstrar atenção e acolher todas as colaborações. |
6 - atentar para diversas formas de interações. | Obter êxitos nas relações intrapessoais e interpessoais, impedindo o surgimento de dúvidas, equívocos e frustrações. | Saber administrar as várias formas de comunicação. Na escrita, por exemplo, É Necessário Ter a sensibilidade de perceber o sentimento que está inserido nas entrelinhas. |
"A interatividade do sistema de tutoria e aluno Construção da autonomia do" | ||
AÇÕES
| OBJETIVOS | FERRAMENTAS / ESTRATÉGIAS |
1 -- Estimular as ações autónomas.
| Favorecer uma autodisciplina; lO evar um aluno aprender um pesquisar e usar sua criatividade.
| Permitir que o estudante atue com liberdade; estabeleça uma agenda pessoal; organizar seus horários de realizar pesquisas e estudos dos assuntos que lhe parecerem mais importantes. |
2 -- Orientar no caminho um ser trilhado.
| O aluno perceber Deverá, gradualmente, A importância nos estudos da autonomia Reconhecer e que uma sua autonomia está mais relacionada uma interdependência do que a independência. | Esclarecer e acompanhar as atividades propostas, Assim como, fornecer Suportes que para O Aluno Construa pontes entre os novos e antigos conhecimentos. |
3 -- Incentivar e viabilizar as atitudes proativas.
| Capacitar o aluno não gerenciamento do seu próprio conhecimento. | Ajudar o estudante um Desenvolver suas estratégias e dar-lhe a responsabilidade para Decidir qual Ferramenta JAF. |
4 -- Criar e Manter um canal de comunicação aberto.
| Permitir opiniões, críticas e sugestões. | Usar Meios de Comunicação onde os estudantes POSSAM InterAgir de forma crítica e autonoma. |
5 -- Supervisionar o processo de avaliação.
| Garantir uma qualidade da aprendizagem ea formação da autoconfiança, autoestima e autonomia do aluno. | Utilizar Critérios de avaliação que valorizem uma participação, a Assiduidade, as contribuições e as trocas de experiências. Possibilitar uma autoavaliação. |
Sites e Links socializados em outubro de 2009:
http://avaeafetividade.files.wordpress.com/2009/01/atividade-8-afetividade.pdf
http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/168_dez03/html/tutor
http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html
http://potencial-ead.blogspot.com/2009/04/o-ambiente-inovador-da-ead-nas-praticas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_em_equipe
http://reducacao.ulusofona.pt/arquivo_revistas/educacao08/pdf08/artigos_esmeralda_santo.pdf
http://www.aprendebrasil.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp
http://www.dai.cefet-ma.br/cicero/Materiais/FerramentasEaD1.pdf
http://www.eadnobrasil.com.br/entrevista.php?id=42
http://www.fael.edu.br/novosite/pdf/manual_tutor.pdf
http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_228.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982007000200004&script=sci_arttext
http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=12902
http://www.webartigos.com/articles/24295/1/a-arte-da-tutoria-em-ead/pagina1.html
http://www.webensino.com.br/pdf/Artigo_STI.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=9P67vPrIrps&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CUotd2XtWns
http://www.youtube.com/watch?v=DlyZpacnyaQ
http://www.youtube.com/watch?v=gDsVjT9igK0
http://www.youtube.com/watch?v=HOGm7muWrwc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LY3hFsanAuA
http://www.youtube.com/watch?v=N382tTbebLQ
http://www.youtube.com/watch?v=WOvMAJmP4v4
http://www.youtube.com/watch?v=wtKNE_uZ_gY
http://www.youtube.com/watch?v=YzURD6CgVs4
http://www2.unijui.edu.br/ ~ Liaw / Autonomia% 20em% 20EaD% 20.pdf
Projeto_Seiva_-_a_construcao_de_um_Sistema_de_Educacao_Interativa.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário