quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Livros didáticos sobre: “Matrizes e sistemas de equações lineares” - Parte 2 (TAAGEM)

Re: Fórum da unidade 7- Matrizes
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 14 outubro 2009, 22:48

Olá, pessoal!

O segundo livro que verifiquei foi: Matemática – ensino médio – volume 2 – 2ª série / Kátia Cristina Stocco Smole, Maria Ignez de Souza Vieira Diniz. – 5. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.
Os Sistemas lineares são apresentados na Unidade 4 deste livro que inicia falando sobre equações lineares, através da exemplificação de um problema relacionado ao transporte com elevador de um determinado edifício, cuja solução é obtida resolvendo-se a equação gerada e os possíveis resultados são comentados.
As autoras mostram a forma geral da equação linear com exemplos e não exemplos. Os “exercícios resolvidos” são organizados em tabelas e as soluções são representadas graficamente. Além disso, relacionam os sistemas lineares com a Geometria e a Química; e incentivam o uso da calculadora.
As matrizes são explicadas na Unidade 5 do livro didático e, também, ocorrem exemplos de situações problema e confecções de tabelas, inclusive com dados inseridos em planilhas de programa de computador.
Em geral, este livro relaciona os conteúdos matemáticos com as situações vivenciadas no cotidiano e procura incluir as tecnologias no contexto do ensino, assim como, promover a interdisciplinaridade. A linguagem das autoras é adequada para o entendimento dos estudantes, pois incentiva através de desafios, estimula a criação de novas atividades, relembra os fatos passados e recorda as matérias estudadas anteriormente.

Abraços,
Carlos Leite.

PS.: Sinceros agradecimentos a colega professora Cristiane Teixeira Maciel Barreiras pelo empréstimo dos livros didáticos citados por mim neste fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário