quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Livros didáticos sobre: “Matrizes e sistemas de equações lineares” - Parte 1 (TAAGEM)

Re: Fórum da unidade 7- Matrizes
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 14 outubro 2009, 22:38

Boa noite a todos!

Pesquisei o tema “Matrizes e sistemas de equações lineares” em dois livros didáticos. O primeiro livro analisado foi: Matemática aula por aula / Benigno Barreto Filho, Cláudio Xavier da Silva. – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2003 (Coleção matemática aula por aula).
Os autores contam, inicialmente, uma pequena história sobre a origem do estudo de matrizes e destacam os matemáticos Cayley e Sylvester como os principais responsáveis pela álgebra moderna. Logo a seguir, apresentam definição, forma de representação e modelo de uma matriz geral. São mostrados exemplos e propostos exercícios para construção de matrizes. Na complementação do assunto é descrito os tipos de matrizes e suas operações. Ao final, tem-se uma “ficha-resumo” e mais exercícios.
Os sistemas lineares são tratados da mesma forma, isto é, o livro narra o surgimento da teoria de sistemas em meados do século XVII e exalta os trabalhos de grandes matemáticos como Cramer (1704 – 1752) e Jacobi (1804 – 1851). São revistos alguns conceitos sobre equação linear; define-se sistema linear; apresenta-se a regra de Cramer; mostra-se a classificação de um sistema; e o método de resolução por escalonamento. Encerra-se com a “ficha-resumo” e exercícios complementares.
De um modo geral, este livro didático faz uma abordagem tradicional, ou seja, apresenta exercícios convencionais e sem qualquer tipo de contextualização, segue-se um modelo mecanizado para executar as atividades propostas. Enfim, trata o tema de forma monótona, é pouco atrativo.

Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário