Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática |
Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio |
Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto |
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite |
Pólo: Campo Grande - Grupo 1 |
Tarefa: WebQuest |
Título da WebQuest: "As sequências de Fibonacci".
Endereço disponível para acessar uma WebQuest: <http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=14323&id_pagina=1>.
Disciplinas ou Áreas de Conhecimento: Matemática, Ciências e outras.
Série: Segundo Ano do Ensino Médio.
Tema: Introdução às Progressões.
- Introdução
Segundo Bernie Dodge, WebQuest é (...) uma atividade orientada para a pesquisa na qual algumas ou todas as informações com as quais os estudantes interagem vem de fontes da Internet...
A WebQuest pode ser usada como estratégia pedagógica sob uma metodologia de pesquisa na Internet, favorecendo a construção do conhecimento dentro de um ambiente interativo. Esta ferramenta tecnológica não exige software específico, além daqueles recursos usados normalmente na Web, constituindo-se um instrumento de fácil acesso para professores e alunos.
Neste trabalho, "As sequências de Fibonacci", a utilização da WebQuest é a forma pela qual será introduzido o assunto Progressões aos alunos da 2 ª. série do Ensino Médio.
- Objetivos
Esta atividade visa abordar temas ligados a Matemática relacionando-os com outras disciplinas e assuntos diversos do cotidiano. Além de estimular a pesquisa, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a produção de materiais pertinentes ao tema em estudo.
- Conclusão
O ensino, de uma forma geral, é uma tarefa árdua que os profissionais de ensino tem que enfrentar no seu dia-a-dia, todas as vezes que entram em uma sala de aula. Neste contexto, as dificuldades para ensinar e aprender Matemática são imensas.
Temas como Progressões, por exemplo, em alguns casos não possuem quaisquer significados para os estudantes, que desconhecem suas aplicabilidades e os fatos históricos envolvidos nos conteúdos.
Assim, o emprego de recursos tecnológicos nas aulas é uma das alternativas que os docentes possuem para auxiliá-los na prática. Deste modo, a WebQuest "As sequências de Fibonacci" se torna uma opção pedagógica interessante que contribui para a divulgação dos conhecimentos matemáticos de forma rápida, agradável e interativa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- FILHO, Benigno Barreto e SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula - 2 ª. Série / 1. Ed. (- São Paulo: FTD, 2003 Coleção matemática aula por aula).
Sites e Links acessados em outubro de 2009:
<http://br.geocities.com/jaymeprof/tg/Euler/prob_abelha.html>
<http://cognosco.blogs.sapo.pt/arquivo/699231.html>
<Http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/exemplos.htm Sites #% 20sobre% 20webquests>
<http://exame2.com.br/forum/viewtopic.php?t=1290&highlight=&sid=889cb1885270032f4967ee1deb804dc5>
<http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib1.htm>
<http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html>
<http://www.scribd.com/doc/17119913/MATEMATICA-FIBONACCI-2>
<http://www.lmc.fc.ul.pt/ ~ albuquer / fibonacci Trabalho / abelha.htm>
<http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/09/fibonacci_e_o_p.html>
<http://www.nigin.com.br/fibonacci.html>
<http://pt.wikipedia.org/wiki/N% C3% BAmero_de_Fibonacci>
<http://www.discoveryarticles.com/pt/articles/57946/1/Fibonacci-and-Golden-Ratio/Page1.html>
<http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm41/natureza.htm>
<http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm41/quemefib.htm>
<http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm41/suc-fib.htm>
<http://www.lmc.fc.ul.pt/ ~ albuquer / fibonacci Trabalho / ficha.htm>
<http://www.youtube.com/watch?v=h-vpmlz7Sac>
<http://www.youtube.com/watch?v=kdfHXEeEwGg>
<http://www.youtube.com/watch?v=T0CA60XXYp0>
Nenhum comentário:
Postar um comentário