quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tarefa_etapa 3 (STCD)

Módulo - Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância

Turma: 3,2009 (Grupo 07)

Tutor (a): Cláudia Valéria Nobre.

Tarefa: "Painel de Ações do Tutor"

Aluno (a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

TercParte da Eira"A interatividade do sistema de tutoria e Construção da autonomia do aluno".

As Práticas Pedagógicas Tutoriais tem como características principais os Procedimentos didáticos, como novas tecnologias e os Processos Comunicativos que estão presentes na EAD.Atualmente, educar uma distância não significa apenas, disponibilizar materiais, mas também, Interagir, trocar idéias e aprender em conjunto.

As teorias construtivistas que se baseiam na autonomia e na independência dos alunos, Colocam-nos como Agentes Centrais No processo de ensino e da aprendizagem, onde são Capazes de assumirem como Responsabilidades de suas escolhas. No ambiente construtivista, a interatividade, a Cooperação ea autonomia são elementos essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem.

A autonomia do aluno no Sistema de tutoria é aquela que proporciona Condições para construção do seu próprio conhecimento, Através de suas convicções, interesses e experiências.A autonomia relacionada estar DEVE à diversidade de pensamentos e conhecimentos, Aliada à Capacidade de reflexão crítica, Tomada de Decisões e ações independentes.

Os grandes desafios para Autonomia em estudar com curso de EAD, por exemplo, consiste em: saber administrar o tempo de estudo, P adquirir maturidade suficienteara poder definir os objetivos, Manter uma autodisciplina na busca do conhecimento e outros. Infelizmente, existem estudantes que não se adéquam a esta modalidade de ensino, pois estão habituados Acontece que uma passividade, Na maioria das, vezes nas aulas presenciais tradicionais.

É importante que o aluno iniciativa tenha e se sinta Capaz Aprofundando de Progredir nos estudos, Através-se em pesquisas de sites Confiáveis, participando assiduamente em fóruns de discussão e compartilhando informações relevantes com os demais integrantes do grupo.Diante do grande número de informações disponibilizadas, principalmente pela INTERNET, Torna-se necessário fazer uma filtragem (ou seleção) dos conteúdos que sFundamentais ejam para construir o conhecimento, Assim como, estas manterem Informação atualizadas.

O tutor, por sua vez, DEVE Demonstrar sua presença intensa quando agir da seguinte forma: estimular as ações autonomas; orientar no caminho trilhado um Ser; Incentivar e viabilizar as atitudes proativas dos alunos; Criar e Manter um canal de comunicação aberto Permitindo opiniões, Críticas e Sugestões; esclarecer sobre explicar como e atividades propostas; elogiar, orientar, comentar e perguntar como postagens; E de estar em constante interação com o grupo.

O fato de estudar a distância com autonomia quer dizer não "estar sozinho" no processo, pois uma Prevalecem Cooperação ea colaboração entre os Discentes que, junto aOS tutor professoreses, Contribuem Para a socialização do conhecimento. Nesse sentido, o estudante recebe Ajuda que propicia, a ele mesmo, Elaborar suas estratégias de aprendizagem.

Assim, O aluno que desenvolve a autonomia é diferente do e autodidata, portanto, o tutor DEVE ficar atento Para que a separação física não se transforme em abandono ou venha prevalecer o sentimento de solidão o que Causaria Prejuízos a ambos.

Um comentário:

  1. Claudia Valeria Nobre [TD]
    domingo, 11 outubro 2009, 12:53

    Nota: 10,00 / 10,00

    Olá Carlos Alberto,

    Excelente esta parte de seu painel de açoes. Parabéns!

    ResponderExcluir