sábado, 24 de outubro de 2009

“O que fazemos com recursos como os applets que abordam temas específicos de Matemática? Damo-los simplesmente a conhecer e a explorar..." (TAAGEM)

Re: Fórum unidade 8
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sábado, 24 outubro 2009, 09:56

Bom dia a todos!

Respostas aos questionamentos sugeridos no “Encontro de Investigação em Educação Matemática” (Leiria, Portugal, 2008):
_ Os recursos tecnológicos, como os applets, devem ser explorados previamente pelos professores para que possam conhecer e avaliar a qualidade dessas ferramentas. Após verificarem a importância desses recursos, é possível apresentá-los aos alunos, adequando-os as suas necessidades.
O docente exercerá diversas funções, tais como: orientador e mediador; e deverá permitir que os estudantes atuem com liberdade para que possam desenvolver a criatividade e o convívio social, através de trabalhos em grupo (inclusive, há casos em que alunos vistos como indisciplinados mudam seus comportamentos, diante das atividades com computadores).
A Internet propicia uma grande variedade de desafios que integram recursos tecnológicos e situações do cotiano. Por exemplo, o site <http://www.atractor.pt/index.html> disponibiliza, gratuitamente, o software applet, que permiti fazer, entre outras coisas, manipulações livremente. Atividades extras podem ser propostas para que os alunos façam em casa, mesmo sem acesso à Internet, basta seguir os passos do item 2.4.2 da página 5 do link <http://www.atractor.pt/publicacoes/aveiroMat.pdf>.

Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário