domingo, 11 de outubro de 2009

Tarefa_autoavaliação_CarlosLeite (STCD)



Módulo- Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância

Turma: 3.2009 (Grupo 07)

Tutor(a): Cláudia Valeria Nobre.

Tarefa: Autoavaliação

Aluno(a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

Reflexões sobre minha trajetória na disciplina Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância”

A disciplina Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância – STCD – contribuiu bastante para refletir sobre o papel do tutor em cursos de EAD que consiste na modalidade de ensino aliada a novas tecnologias e, por isso, as atitudes do professor devem ser repensadas constantemente, acompanhando a evolução dos meios de comunicação e informação.

Particularmente, encontrei algumas dificuldades quanto ao acesso de informações na Internet, devido ao fato de que, em boa parte dos estudos, eu me encontrava na empresa que trabalho, pois lá, alguns sites são bloqueados. Assim, não conseguia visualizar links disponibilizados pelos colegas de turma e ficava limitado para socializar materiais.

Então, o planejamento para a participação no módulo ficou calcado: nas leituras das impressões dos textos disponibilizados pela plataforma; nos vídeos vistos previamente em casa, onde eram anotados os aspectos mais importantes; nos artigos divulgados livremente pela Web; e nos comentários postados por todos os participantes.

O cumprimento das atividades foi dentro dos prazos estabelecidos, mas isto só foi possível através das enriquecedoras contribuições do grupo e, também, da excelente interatividade promovida nos fóruns de discussões.

Ao final, ficou evidente que a participação coletiva proporcionou um ambiente favorável à apropriação de novos conhecimentos, prevaleceram a ajuda mútua e o espírito colaborativo entre os membros da equipe. Muitos, inclusive, demonstraram ter condição para atuarem junto a um Sistema de Tutoria, necessitam apenas de aprimoramentos técnicos.

Ficam registrados os sinceros agradecimentos aos colegas, tutores e à coordenação do curso NTEM pela oportunidade de poder compartilhar inúmeras informações e vivenciar este momento histórico na Educação brasileira.

Parabéns a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário