sábado, 31 de outubro de 2009

Conto Biblioteca de Babel - Parte 2 (TAAGEM)

Re: Fórum unidade 9- A BIBLIOTECA DE BABEL
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sábado, 31 outubro 2009, 11:57

Bom dia, tutora Alessandra e demais colegas!!!

Para concluir as respostas dos questionamentos deste Fórum, evitarei identificar e fazer comentários, novamente, sobre "os elementos matemáticos presentes no conto Biblioteca de Babel", pois o tema foi brilhantemente discutido e, portanto, não convem repetir o assunto.
Quanto ao uso fundamental da Matemática e a idéia principal da narrativa de J. L. Borges, também, ficou evidente que existe uma forte relação de componentes matemáticos no texto, por consequência, a grande maioria concorda que o autor destaca e prioriza a infinitude do Universo ao fazer analogias com a sua Biblioteca imaginária.
Faço restrições apenas a questão de "Como você usaria esse conto com os alunos do Ensino Médio?". Penso, que este conto é mais adequado para estudantes a nível universitário, devido a sua linguagem e a grande complexidade de interpretação, haja visto que tivemos que recorrer às pesquisas em busca de alguns esclarecimentos para tentarmos compreendê-lo.
Assim, no Ensino Médio, é mais conviniente trabalhar com leituras do tipo "O Homem que Calculava", do autor Júlio César de Melo e Sousa (Malba Taham), que consegue unir a ciência com o lúdico e proporciona uma leitura de fácil compreensão e agradável.

Até a próxima...

Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário