Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática |
Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio |
Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto. |
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite. |
Pólo: Campo Grande - Grupo 1 |
Tarefa: Atividade Eletrônica 3 |
Tema: Funções Quadráticas.
Série: Primeiro Ano do Ensino Médio.
Descrição: Análise gráfica de Funções Quadráticas.
Recurso: Software GRAPHMATICA.
ATIVIDADE
1 ª. Parte
1) Desenhe o gráfico da função y = x2.
2) Imagine como seria o gráfico da função y = x2 + 1. Agora, Através do Graphmatica, desenhe o gráfico e veja se o seu pensamento estava correto. Qual foi a modificação que ocorreu? Tente explicar o motivo desta alteração.
3) Faça o mesmo para as seguintes funções:
a) y = x2 + 2
b) y = x2 - 2
c) y = x2 -1
4) Compare-as com y = x2.
5) E o gráfico da função y = x2 + K, como seria? Sendo k um número inteiro qualquer.
Os gráficos das funções dessa 1 ª. parte da atividade são mostrados na figura abaixo:
Resposta: _ Os alunos devem perceber que os gráficos se deslocam verticalmente e que k é o parâmetro dessa ocorrência, ou seja, k é o "motivo" do deslocamento.
2 ª. Parte
1) O que acontece quando a função y = x2 é multiplicada por uma constante?
Para obter a resposta, compare os gráficos das funções abaixo com o gráfico da função y = x2 e observe as modificações.
a) y =- x2
b) y = 2x2
c) y =- 2x2
d) y = 1/3x2
e) y = -1/3x2
f) y = 1/6x2
g) y = 5x2
h) y = 10x2
i) y = kx2
A figura abaixo mostra os gráficos das funções dessa 2 ª. parte da atividade:
Resposta: _ Os alunos devem verificar que para k <0, ocorre reflexão em torno do eixo x; quando módulo de k> 1 há um alongamento do gráfico y = x2 ; e quando o Módulo de k está entre 0 e 1, acontece uma compressão.
3 ª. Parte
1) Reescreva as funções abaixo, completando quadrados.
a) y = x2 + 4x + 4
b) y = x2 - 2x + 1
c) y = x2 + 6x + 9
d) y = x2 - 8x + 16
2) A partir das respostas do item anterior, imagine como serão os gráficos daquelas funções. Então, construa os respectivos gráficos e faça deduções.
3) Compare os gráficos: y = x2 e y k = (x +)2. Qual modificação ocorre?
Abaixo, figura dos gráficos das funções dessa 3 ª. parte da atividade:
a) y = x2 + 4x + 4=> y = (x + 2)2
b) y = x2 - 2x + 1=> y = (x - 1)2
c) y = x2 + 6x + 9=> y = (x + 3)2
d) y = x2 - 8x + 16=> y = (x + 4)2
Os alunos devem deduzir, por comparações, que os gráficos se deslocam horizontalmente e verificar, através das construções, que k é o parâmetro responsável pelo deslocamento.
Fontes de Referência:
- NÉRI, Izaias C. Professor. Guia do Usuário Graphmática.
- < http://www.graphmatica.com/> e <mandrake.mat.ufrgs.br / mat01074/20072/simone/apresent.ppt ~>. Acessados em 30 de outubro de 2009.
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