sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Atividade Eletrônica 3 (TAAGEM)







Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática


Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio


Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto.


Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.


Pólo: Campo Grande - Grupo 1


Tarefa: Atividade Eletrônica 3





Tema: Funções Quadráticas.


Série: Primeiro Ano do Ensino Médio.


Descrição: Análise gráfica de Funções Quadráticas.


Recurso: Software GRAPHMATICA.




ATIVIDADE




1 ª. Parte




1) Desenhe o gráfico da função y = x2.


2) Imagine como seria o gráfico da função y = x2 + 1. Agora, Através do Graphmatica, desenhe o gráfico e veja se o seu pensamento estava correto. Qual foi a modificação que ocorreu? Tente explicar o motivo desta alteração.


3) Faça o mesmo para as seguintes funções:


a) y = x2 + 2


b) y = x2 - 2


c) y = x2 -1


4) Compare-as com y = x2.


5) E o gráfico da função y = x2 + K, como seria? Sendo k um número inteiro qualquer.



Os gráficos das funções dessa 1 ª. parte da atividade são mostrados na figura abaixo:



Resposta: _ Os alunos devem perceber que os gráficos se deslocam verticalmente e que k é o parâmetro dessa ocorrência, ou seja, k é o "motivo" do deslocamento.



2 ª. Parte




1) O que acontece quando a função y = x2 é multiplicada por uma constante?


Para obter a resposta, compare os gráficos das funções abaixo com o gráfico da função y = x2 e observe as modificações.


a) y =- x2


b) y = 2x2


c) y =- 2x2


d) y = 1/3x2


e) y = -1/3x2


f) y = 1/6x2


g) y = 5x2


h) y = 10x2


i) y = kx2




A figura abaixo mostra os gráficos das funções dessa 2 ª. parte da atividade:



Resposta: _ Os alunos devem verificar que para k <0, ocorre reflexão em torno do eixo x; quando módulo de k> 1 há um alongamento do gráfico y = x2 ; e quando o Módulo de k está entre 0 e 1, acontece uma compressão.



3 ª. Parte


1) Reescreva as funções abaixo, completando quadrados.


a) y = x2 + 4x + 4


b) y = x2 - 2x + 1


c) y = x2 + 6x + 9


d) y = x2 - 8x + 16


2) A partir das respostas do item anterior, imagine como serão os gráficos daquelas funções. Então, construa os respectivos gráficos e faça deduções.


3) Compare os gráficos: y = x2 e y k = (x +)2. Qual modificação ocorre?




Abaixo, figura dos gráficos das funções dessa 3 ª. parte da atividade:



Respostas:


a) y = x2 + 4x + 4=> y = (x + 2)2


b) y = x2 - 2x + 1=> y = (x - 1)2


c) y = x2 + 6x + 9=> y = (x + 3)2


d) y = x2 - 8x + 16=> y = (x + 4)2



Os alunos devem deduzir, por comparações, que os gráficos se deslocam horizontalmente e verificar, através das construções, que k é o parâmetro responsável pelo deslocamento.




Fontes de Referência:



  • NÉRI, Izaias C. Professor. Guia do Usuário Graphmática.
  • < http://www.graphmatica.com/> e <mandrake.mat.ufrgs.br / mat01074/20072/simone/apresent.ppt ~>. Acessados em 30 de outubro de 2009.

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