quarta-feira, 29 de abril de 2009

Avaliação de Disciplina (TEG) CarlosLeite


Avaliação de Disciplina – Tópicos em Ensino de Geometria (TEG)

Nome do Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.
Grupo nos Fóruns da Disciplina: Pesquisador.
Pólo: Campo Grande.

Questionário de Avaliação


Avaliação do aluno


  1. O que foi mais útil para você no processo de aprendizagem? O que foi menos útil?

O conhecimento de novos recursos didáticos utilizando materiais concretos foi bastante interessante.

A forma de pressionar os alunos, através de ameaças de desconto das notas, é pouco útil, pois leva ao estresse e propicia a desmotivação. Durante o curso isso ocorreu.


  1. Você alcançou seus objetivos de aprendizagem nesta disciplina? Em caso afirmativo, qual(is) objetivo(s) alcançou? Caso contrário, quais foram os obstáculos?

O estudo dessa disciplina possibilitou compreender a importância dos conceitos de Geometria, tanto Euclidiana quanto não-Euclidiana, que na maioria das vezes é pouco ou mal ensinada nas escolas e, até mesmo, nas faculdades.


  1. O que você aprendeu sobre o processo de aprendizagem com esta disciplina?

Os usos da tabela descritora, sob o Modelo de van Hiele, e a ficha técnica das atividades, assim como as tarefas propostas, favorecem o melhor planejamento das aulas e contribuem para a construção do conhecimento significativo.


  1. Você mudou como aluno ao longo desta disciplina? Caso resposta positiva, de que maneira?

As mudanças que ocorreram foram, basicamente, em decorrencia das atividades práticas que estimularam os sentidos da visualização e aguçaram as habilidades manuais.


  1. O que você aprendeu nesta disciplina terá aplicação em sua vida profissional? Caso resposta positiva, onde você aplicará este conhecimento?

Apesar de não exercer a profissão de professor, posso utilizar os conhecimentos adquiridos como: os estudos das estruturas dos poliedros, a “Geometria dos Movimentos das Figuras Rígidas” e o estudo das formas irregulares, em minha função atual que está relacionada à estabilidade de embarcações, onde são necessários cálculos estruturais das mais variadas formas geométricas, entre outros parâmetros.


  1. Como você avalia a sua participação e o seu desempenho nesta disciplina? Você está satisfeito com eles?

A participação e o desempenho foram bons, pois consegui superar as dificuldades, as pressões e as exigências impostas durante o curso, tendo que conciliar as obrigações profissionais, familiares e estudantis. Satisfação total!



Avaliação da disciplina e do tutor


  1. Esta disciplina do curso atendeu às suas necessidades?

Sim, pois nunca estudei Geometria da forma como foi apresentada neste curso.


  1. Qual é a sua impressão sobre o método de ensino? E o processo de aprendizagem online?

O ensino a distancia é uma excelente alternativa para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, devido ao fato de propiciar troca de experiências; promover interações com pessoas de diferentes regiões e as respostas aos questionamentos são mais rápidas, independente do horário.


  1. Quais foram os pontos fortes da disciplina? E quais foram os pontos fracos?

Os pontos fortes foram as atividades com materiais concretos. Os pontos fracos foram a não apresentação de outros modelos diferentes ao de van Hiele(alguns educadores criticam esse modelo) e a demora da entrega do livro (foi entregue, somente, na última semana do curso).


  1. Como você avalia a interação do tutor com você e com o restante do grupo?

Durante os fóruns algumas postagens dos alunos não foram respondidas, consequentemente, os debates não fluíram e isso ocorria, muitas vezes, em função da falta de certeza em saber se determinada linha de raciocínio estava correta. Em algumas situações, tinha-se a nítida impressão de que as respostas foram as mesmas para todos, ou seja, utilizava-se o recurso de informática “copiar e colar” as mensagens.

E, o fato lamentável foi o constrangimento que ocorreu quando uma aluna do grupo foi chamada atenção publicamente, sendo acusada de plagiar um artigo sobre educação.

Nas últimas semanas, houve uma melhora significativa nas posturas da tutoria e dos discentes.


  1. Que recomendações você faria ao tutor do seu grupo nesta disciplina?

Responder todas as mensagens de cada aluno de forma a proporcionar diálogos frutíferos. Nessas respostas, o tutor deverá informar ao aluno se o pensamento expressado está de acordo ou não com o assunto em discussão.


  1. Que conselho você daria ao recomendar esta disciplina aos futuros alunos?

Ler os textos com extrema atenção; executar as tarefas sugeridas; evitar o estresse; elaborar as respostas dos questionamentos uma por vez, quando possível, destinando parte do dia disponível para isso e ser autocrítico.

Na confecção do MEU LEG, marcar encontros com os demais colegas para fazer as construções e promover a integração entre todos.



Avaliação da Plataforma Lante


  1. Depois de acessar a plataforma Lante, foi fácil navegar por ela?

Sim, o sistema continuou praticamente o mesmo do período passado.


  1. Você ficou com dúvidas em relação à utilização da plataforma utilizada?

Não, as experiências anteriores ajudaram.


  1. Você recebeu suporte técnico quando precisou? Como você avalia a qualidade deste suporte?

Precisei apenas na época das inscrições e o problema foi resolvido, ou seja, o suporte técnico fez minha inscrição.


  1. Você acha que os recursos na plataforma Lante devem ser ampliados?Reduzidos? Mantidos como estão?

Os recursos na plataforma Lante devem ser ampliados.


  1. Se você acha que os recursos da plataforma devem ser ampliados, que opções acreditam poderem ser oferecidas?

Principalmente o editor de texto, dever-se-ia colocar um contador de palavras, assim como, um editor de fórmulas e expressões matemáticas, além de caracteres e símbolos especiais usados em matemática.


  1. Como essa disciplina atendeu às suas necessidades de aprendizagem? Que sugestões você faria para melhorar a qualidade da plataforma Lante?

As atividades propostas foram importantes para a aprendizagem, penso que nos encerramentos dos fóruns, poder-se-ia colocar as respostas das tarefas das respectivas unidades de estudo.



Sugestões ?


Coloque aqui suas outras sugestões.


  • Evitar a abertura de mais de um fórum simultaneamente;

  • Reduzir o número de itens obrigatórios para confecção do MEU LEG;

  • Estabelecer um número máximo de palavras para cada postagem, isto é, para responder o questionamento, deve-se ter a preocupação apenas em não tornar a dissertação cansativa ao ser lida. A obrigatoriedade do número específico de palavras para cada resposta, em algumas situações leva a falta de objetividade, onde o aluno acrescenta frases somente para cumprir a determinada exigência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário