Re: Fórum 11 – Novamente o Questionamento Motivador - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 23 abril 2009, 08:23
Olá, Glaucia!
Obrigado pela pergunta que me permitirá complementar a resposta do item 1.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 23 abril 2009, 08:23
Olá, Glaucia!
Obrigado pela pergunta que me permitirá complementar a resposta do item 1.
Quando estudamos Poliedros com estruturas de arestas - Fórum 7 - vimos a importancia das formas geométricas triangulares que são empregadas nas construções de telhados, portões, pontes e fachadas de edifícios, entre outras, para dar rigidez e sustentação as estruturas.
Nas atividades cdme - sobre cônicas - foram citadas as formas curvas das antenas parabólicas, dos faróis dos carros, das luminárias que encontramos nos consultórios dos dentistas e dos espelhos dos telescópios que funcionam sob os princípios da óptica geométrica.
Na Unidade 8 do nosso livro, em REVISANDO A UNIDADE!, a autora Kaleff faz uma analogia interessante ao relacionar cada manga com um ponto e galhos de uma mangueira como retas (página 172; d) questionando um modelo de geometria de incidencia.
Os objetos naturais irregulares, tortuosos, ásperos ou salientes, como: laranjas e troncos de árvores, são estudados pela Geometria Fractal. (Unidade 9; página 178)
Esses são alguns exemplos que explicam o motivo de se continuar o ensino da Geometria no século XXI, afinal "estamos cercados de Geometria por todos os lados".
Abraço,
Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário