sábado, 11 de abril de 2009

"... há pontos negativos com a abordagem da história da matemática em sala de aula? Quais são eles? E quando aplicadas em conjunto..." (IEM 1)

Re: Unidade 6 - Grupo C
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 11 abril 2009, 11:08

Bom dia a todos!
Quanto ao questionamento: "... me digam se há pontos negativos com a abordagem da história da matemática em sala de aula? Quais são eles? E quando aplicadas em conjunto das novas tecnologias, será que existe a união das forças entre as duas técnicas de ensino?", penso que a história da matemática pode apresentar alguns assuntos cuja veracidade das informações não seja correta, vindo causar falta de credibilidade do seu conteúdo. Quando exposta em sala de aula, deve-se atentar para que a abordagem não ocorra de forma tediosa que gera o desinteresse dos alunos.
As entrevistas ou diálogos fictícios, como a "Entrevista com Heron nos Dias Atuais", apresentada por Cury e Mathias, tornam-se excelentes alternativas para reunir fatos históricos e conteúdos tecnológicos. Através desses recursos, pode-se trabalhar conceitos tradicionais dentro de um ambiente moderno, onde os estudantes são motivados a desenvolver seus conhecimentos.
A união da história da matemática com as novas tecnologias, quando bem aplicada, pode render ótimos frutos ao ensino e à aprendizagem.
Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário