Re: Fórum 10 - Ensino da Geometria no século XXI - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 16 abril 2009, 13:56
Boa tarde a todos!
Primeira Parte 1a) (resposta)
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 16 abril 2009, 13:56
Boa tarde a todos!
Primeira Parte 1a) (resposta)
As experiencias que tive com softwares de Geometria Dinamica foram através deste curso de pós-graduação à distancia.
Neste bimestre, fomos apresentados ao programa Régua e Compasso e tive a oportunidade de usá-lo nas atividades propostas e na confecção de algumas tarefas: na disciplina IEM 1, a idéia foi fazer uma iniciação às construções geométricas a partir de traçados básicos com auxílio do R.e.C.; e na atividade individual de TEG, o material empregado foi o programa R.e.C. para o estudo dos pontos notáveis de um triangulo.
No período passado, utilizei o software aplicativo Applet para realizar as tarefas finais das disciplinas. Em HMAP, a intenção foi abordar um assunto da História da Matemática (“O Último Teorema de Fermat”) com recursos de ferramentas tecnológicas; na disciplina INFOE 1, procurei apresentar “O Estudo dos Poliedros” propondo atividades que unissem recursos simples (sabão em pedra) e sofisticados (software).
Saudações,
Carlos Leite.
Obs.: publiquei esses trabalhos na Internet, nos seguintes endereços: <http://carlosbbleite.blogspot.com/2008/12/tarefa-final-infoe-1_21.html>; <http://carlosbbleite.blogspot.com/2008/12/tarefa-finalhmap.html>; <http://carlosbbleite.blogspot.com/2009/03/tarefa2plano-de-aulaiem1carlosleite.html>; e <http://carlosbbleite.blogspot.com/2009/04/pontosnotaveisdeumtriangulo-pesquisador.html>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário