sábado, 11 de abril de 2009

"Você acha que os livros didáticos atuais ainda refletem a rejeição ao ensino da Geometria Euclidiana e ao uso de figuras? E as escolas..." (TEG)

Re: Fórum 9 – Geometrias não-Euclidianas e dos Movimentos das Figuras Rígidas - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 11 abril 2009, 08:28

Olá!
Terceira Parte 3b)
O Movimento da Matemática Moderna, que teve suas origens na década de 1930, trouxe mudanças radicais para o ensino da Matemática e teve como consequencia a valorização da Teoria dos Conjuntos e das linguagens simbólicas em detrimento da Geometria Euclidiana. Nesse sentido, entre as décadas de 1960 e 1990, a Geometria foi praticamente retirada das grades curriculares das escolas.
Os estudos da Geometria dos Movimentos das Figuras Rígidas estão possibilitando um vagoroso ressurgimento das figuras nos livros didáticos. Verifica-se, também, aplicações de jogos e artefatos modeladores de situações geométricas de forma construtivista nas introduções dos conceitos.
Atualmente, ainda são ignorados os aspectos ligados à interdisciplinaridade das Geometrias com outras áreas do conhecimento. Mas, alguns autores vem se esforçando no sentido de publicar obras com atividades didáticas que envolvam conceitos de outras disciplinas como: Física, Biologia e Artes.
Abraços,
Carlos Leite.
Referencia Bibliográfica: KALEFF, A.M.M.R. Tópicos em ensino de geometria: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/CEDERJ/UAB. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário