quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Números Vetoriais" - "Números Universais" (IEM 1)

Re: Unidade 5 - Tópico II (1º a 7 de abril)
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 2 abril 2009, 09:35

Bom dia a todos!
Nas discussões do Tópico I, os colegas falaram sobre as utilidades dos números complexos, destaquei algumas:
# "Os números complexos tem aplicações por exemplo na criptografia, no estudo dos fractais e na eletrônica." (Daniele, em 28/03/2009 às 09:11h)
# "Os Números complexos introduzem-se para dar sentido à raíz quadrada de números negativos. E a sua importância está marcada pelas suas múltiplas aplicações em diversas áreas como na Matemática, Física, Engenharia, Tecnologia, entre outras." (Glaucia, 28/03/2009 às 11:15h)
# "Os movimentos dos motores, bombas, máquinas de fluxo, turbinas, etc são também exemplos da atuação dos números complexos." (Eduardo Lyrio, em 30/03/2009 às 10:41h)
# "A associação dos números complexos aos vetores, permitem o uso de números complexos em diversos campos nos quais as grandezas são vetoriais. Na Física, no estudo do Eletromagnetismo, na parte de eletricidade, é um exemplo disso." (Jose Luiz, em 30/03/2009 às 10:01h)
Portanto, os números complexos (ou imaginários) possuem aplicações em várias áreas e podem ser representados sob as formas: algébrica, geométrica, trigonométrica, exponencial e matricial.
As denominações complexos e imaginários dão uma conotação de dificuldade para o entendimento desses números, e até mesmo, sugere a não existencia deles. Caros colegas, se fosse possível dar outro(s) nome(s) a esses números, qual ou quais vocês colocariam? Que tal "números vetoriais" ou "números universais"?
Sds,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário