domingo, 19 de abril de 2009

"Questionamento Motivador"_final (TEG)

Re: Fórum 11 – Novamente o Questionamento Motivador - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - domingo, 19 abril 2009, 09:57

Bom dia a todos!

Resposta ao “Questionamento Motivador”:

1. Sem dúvida que neste século deve-se continuar a ensinar Geometria. Através do uso de conceitos geométricos são construidos os mais variados objetos e a História da Matemática mostra o desenvolvimento de outras formas de Geometria que cada vez mais se relacionam com disciplinas distintas e se identificam com os meios tecnológicos, o que justifica a impotancia do estudo da Geometria no mundo atual.

2. Seria prepotencia dizer um modo com o qual se ensina Geometria, por que não existe e nunca existirá uma forma ideal. Uma proposta de ensino que pode ser considerada viável é aquela cujo planejamento utiliza materiais concretos, usa metodologia baseada na construção do conhecimento, promove a interação e, se possível, conta com auxílio de ferramentas tecnológicas.

3. O estudo da Geometria desenvolve habilidades manuais (coordenação motora) e de visualização quando são realizadas atividades com régua, compasso, esquadros, transferidor, cortes e montagens de peças; permite a percepção de espaço e a abstração de formas que podem ser representadas por desenhos e construções. O aluno pode relacionar a Geometria com outras áreas de conhecimento, como: Geografia, Ciencias e Artes. E, na resolução de alguns problemas algébricos.

4. Os termos “figura”, “figura matemática” e “figura geométrica” necessitam ser conceituados para evitar a ocorrencia de equívocos durante o processo de ensino e de aprendizagem. Figura é a representação de qualquer imagem, símbolo ou desenho; figura matemática é toda figura referente à Matemática que pode ser apresentada através de símbolos, sinais ou desenhos; e figura geométrica tem características específicas determinadas por elementos geométricos, como: retas, pontos e planos.

5. Uma forma de fazer a interligação da Geometria com outras áreas e disciplinas é empregar conteúdos geométrcos com exemplos inerentes às áreas de atuação desejadas.

6. Diversos materiais didáticos podem ser usados nas aulas de Geometia, por exemplo: folha de papel, papel cartão, caixas de papelão, lápis coloridos, canudos, barbantes, pranchas modeladoras, livros e softwares de Geometria Dinamica.

7. Entre as décadas de 1960 e de 1990, por influencia do Movimento da Matemática Moderna, a Geometria passou a ter uma linguagem algébrica voltada para a simbologia da Teoria dos Conjuntos. Em consequencia, valorizaram-se as estruturas algébricas e desprezaram-se as demonstrações formais geométricas.

8. A mudança da nomenclatura de Geometria para “Geometrias” seria um meio de atrair a atenção para essa área de estudo, entretanto, o mais importante consistiria em modificar algumas práticas docentes e adequar os livros didáticos às etapas do conhecimento geométrico.

Saudações,
Carlos Leite.

Referencia Bibliográfica: KALEFF, A.M.M.R. Tópicos em ensino de geometria: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/CEDERJ/UAB. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário