quarta-feira, 15 de abril de 2009

"... o MMM não desprestigiou a Geometria e, sim, modificou a forma como ela (e todas as outras áreas da Matemática) era apresentada..." (TEG)

Esclarecimento sobre o MMM
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 15 abril 2009, 15:17

Boa tarde, tutor Marcelo!

Sua observação é pertinente, mas quero esclarecer que na argumentação sobre o questionamento : "3 b) (2 pontos) Você acha que os livros didáticos atuais ainda refletem a rejeição ao ensino da Geometria Euclidiana e ao uso de figuras? E as escolas, como se portam em relação ao ensino de Geometria? Comente brevemente, justificando a sua argumentação com base no que você leu nas Unidades 8 e 9." usei o termo DETRIMENTO, na postagem do dia 11/04/2009 às 08:28h, baseado na seguinte leitura: "... Ainda que não se possa negar o imenso valor teórico dessa obra como uma nova teoria conceitual para a Geometria, a influência de sua publicação foi devastadora para o ensino da Matemática. Pois, além de a Geometria Euclidiana como disciplina ter sido praticamente banida do sistema escolar, se algum de seus aspectos era abordado, este se dava na forma de elemento da Álgebra, descrito na linguagem da Teoria dos Conjuntos ou na forma de vetores como elemento da Álgebra Vetorial. O que se observou durante as três décadas seguintes foi a quase extinção dos conceitos elementares euclidianos das grades curriculares e do desenho geométrico realizado por meio de régua e compasso." (Unidade 8; pág. 170 - KALEFF se refere a obra de DIEUDONNÉ, 1964).
Particularmente, penso que o MMM foi muito importante para o desenvolvimento da Matemática, mas pecou pelos excessos cometidos, inclusive já fiz comentários mais detalhados em outros fóruns, entretanto, respeitando a orientação da coordenadoria da disciplina TEG, procuro seguir exclusivamente os textos propostos, evitando outras fontes.

Saudações,
Carlos A. S. Leite.

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