Re: Fórum 10 - Ensino da Geometria no século XXI - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 20 abril 2009, 10:48
Concluindo...
Segunda Parte 2c) (resposta)
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 20 abril 2009, 10:48
Concluindo...
Segunda Parte 2c) (resposta)
A nova forma para a figura geométrica da circunferencia apresentada na atividade 9 pode gerar uma certa confusão ao aluno, devido ao fato de se ter em mente um conceito de que a circunferencia é “redonda” . Mas, penso que é razoável levar o estudante a perceber outras formas diferentes de desenho para uma definição, desde que o professor consiga criar situações que permitam tal dedução, caso contrário deve-se evitar.
Nesse exemplo, a definição de circunferencia da Geometria do Táxi é a mesma utilizada na Geometria Euclidiana, a diferença está no traçado e na forma de se medir as distancias quando a reta estiver inclinada. Os recursos de usar a rede quadriculada e o desenho de um ponto e tres retas facilitam a realização dessa tarefa, juntamente com as sugestões dadas.
O desenvolvimento dessa atividade favorece a aprendizagem significativa, à medida que visa atingir o nível da dedução informal do Modelo de van Hiele, pois possibilita a formação de definições e o estabelecimento de inter-relações das propriedades entre os conceitos construídos. As fases presentes são orientação direta, explicitação e fechamento.
Abraços,
Carlos Leite.
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