segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Depois da leitura do PSA ..., você acharia razoável incluí-la no currículo do Ensino Médio? Comente brevemente, justificando..." (TEG)

Re: Fórum 10 - Ensino da Geometria no século XXI - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 20 abril 2009, 10:44

Olá!
Segunda Parte 2b) (resposta)

Baseando-se nas Fichas Técnicas das Atividades apresentadas, no item “faixa etária”, as atividades de 7 a 11 seriam as mais adequadas aos alunos do Ensino Médio e, com certeza o PSASe Descartes e Hilbert tivessem um Táxi: uma Incursão à Geometria do Táxi” poderia ser incluído nos currículos de Ensino, tanto Fundamental quanto Médio.
Sem dúvida que uma boa justificativa se encontra nas orientações dos PCN que foram criados visando melhorias no ensino e na aprendizagem. Seguindo esta linha de pensamento, a proposta da Geometria do Táxi se enquadra nestes preceitos, pois objetiva integrar a Matemática com o dia a dia do aluno, levando-o a sair dos limites impostos pela sala de aula através da inter-relação com a geografia urbana.
Nesse sentido, “o ensino da Matemática deve estar voltado à formação do cidadão, o qual, sabidamente, utiliza cada vez mais os conceitos matemáticos em sua rotina”. (PCN, BRASIL,1998)

Saudações,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário