Curso: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática |
Disciplina: Tópicos em Ensino de Geometria |
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite |
Pólo: Campo Grande (Grupo Pesquisador) |
Tutor: José Carlos Gonçalves Gaspar |
Tarefa individual: “Pontos notáveis de um triângulo” |
Ficha Técnica da Atividade | |
Tipo de Atividade | Atividade individual. |
Faixa etária | Cerca de 13 anos. |
Objetivo | Estudar os pontos notáveis de um triângulo por meio tecnológico, visando interagir com o programa de forma a construir conhecimento. |
| Conhecimento da definição e classificação dos triângulos. Noções de construções geométricas. Saber utilizar as funções primárias do software educativo empregado. |
Material | Programa Régua e Compasso. |
Atividade
a) Acesse a página inicial do programa Régua e Compasso.
- Considerações: é necessário acesso a internet para utilizar o programa Régua e Compasso que é disponibilizado gratuitamente e se desenvolve na linguagem de programação Java.
b) Construa um triângulo ABC qualquer e trace um segmento perpendicular, partindo-se do vértice até o lado oposto (denomine este ponto de H1), este segmento de reta chama-se altura. Observe esta construção, ela admite obter mais alturas? Se admitir, construa-as e verifique o que há de comum entre elas. Ao encontrar o Ortocentro, veja como esse ponto se apresenta em outros formatos de triângulos.
- Considerações: o aluno será induzido a construir mais alturas e encontrará um ponto em comum (ortocentro); a construção de outros formatos de triângulos permitirá a visualização do posicionamento do ortocentro no interior do triângulo acutangulo, na região exterior do triângulo obtusângulo e ponto coincidente com o vértice do ângulo reto.
c) Encontre os pontos médios dos lados do triângulo ABC e trace perpendiculares a esses pontos, cada perpendicular é chamada de mediatriz. Verifique o ponto onde as mediatrizes se interceptam, é o Circuncentro. Construa circunferências a partir do circuncentro e procure relacioná-las aos vértices do triângulo. Quais conclusões você chegou? O circuncentro se apresenta em posições diferentes, dependendo do tipo de triângulo?
- Considerações: o aluno construirá mediatrizes e encontrará o ponto onde elas se interceptam (circuncentro); a construção de circunferências a partir do circuncentro permitirá verificar a circunscrição do triângulo; e através de outros tipos de triângulos é possível visualizar o posicionamento do circuncentro no interior do triângulo acutângulo, na região exterior do triângulo obtusângulo e no ponto médio da hipotenusa.
d) Trace uma reta que passe pelo vértice do triângulo ABC de forma que divida o ângulo interno desse vértice em dois ângulos geometricamente iguais, a essa reta dá-se o nome de bissetriz. Ache o Incentro que é o ponto onde se cruzam as bissetrizes. A partir do incentro, construa circunferências relacionando-as com os lados do triângulo. Quais conclusões você chegou? O incentro varia de posição conforme o formato de triângulo?
- Considerações: o aluno será orientado na construção de bissetrizes e encontrará o ponto onde elas se cruzam (incentro); a construção de circunferências a partir do incentro permitirá verificar a circunferência inscrita no triângulo; e através de outros formatos de triângulos é possível observar que o posicionamento do incentro é sempre no interior dos triângulos.
e) Trace segmentos de reta unindo os vértices aos pontos médios (M1, M2 e M3) do lado oposto correspondente, cada segmento chama-se mediana, e o ponto de encontro das medianas tem o nome de Baricentro (chame este ponto de Q). Agora, escolha uma mediana e trace sobre a mesma, dois segmentos de reta a partir do baricentro (procure usar cores diferentes e utilize a ferramenta expressão aritmética para exibir as medidas dos segmentos). Você consegue observar alguma relação de proporção entre a distancia do baricentro e o vértice da mediana? Essa relação é valida para todas as medianas? O que acontece se suspendermos um triângulo pelo seu baricentro?
- Considerações: o aluno será orientado na construção de medianas e determinará o ponto Q onde elas se encontram (baricentro), assim como, executará os procedimentos propostos e usará a ferramenta indicada para analisar a relação de proporcionalidade existente; verificará que a relação é válida para todas as medianas; e expressará suas opiniões a respeito da ação de suspender um triângulo pelo seu baricentro, deverá perceber que ele fica em equilíbrio (o objetivo é afirmar que o baricentro é o centro de gravidade do triângulo).
f) Mostre, no mesmo triângulo ABC, os 4 pontos notáveis que você construiu. A seguir, utilize a ferramenta mover ponto e movimente os vértices do triângulo. Observe os comportamentos dos pontos notáveis e faça comentários a respeito.
- Considerações: será feita a revisão dos 4 pontos notáveis estudados; o aluno receberá a orientação para utilizar a ferramenta indicada e executará o movimento solicitado; após observar o comportamento dos pontos notáveis num mesmo triângulo (o ortocentro e o circuncentro são mais ariscos e sensíveis aos movimentos), deverá expressar suas opiniões livremente, através de interações com os colegas de classe; e eles deduzirão que todos os pontos notáveis mantem as características vistas anteriormente à medida que ocorre as variações no formato do triângulo.
TABELA DESCRITORA | ||||
| NÍVEL | FASE(S) | ||
NOME | JUSTIFICATIVA | NOME(S) | JUSTIFICATIVA | |
a) ao d) | Visualização | O aluno constrói as linhas | Orientação Direta | Através das construções, |
e) | Análise | O aluno analisa a relação | Orientação e Explicitação | O aluno segue a orientação |
f) | Dedução Informal | O aluno estabelece inter-relações | Orientação e Fechamento | O aluno segue a orientação |
Referencias Bibliográficas:
Apostila de desenho geométrico. Disponível em:
<http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico>.
Acesso em março de 2009.KALEFF, A.M.M.R. Tópicos em ensino de
geometria: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à
história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/CEDERJ/UAB.
2008MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Programas de Geometria Dinâmica
Plana: uma apresentação através do R.e.C.
Unidade 3. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização
em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.O Triângulo. Disponível em:
<http://www.prof2000.pt/users/secjeste/modtri01/Pg000300.htm>.
Acesso em março de 2009.Site disponibilizado para execução do programa R.e.C.:
<Http://mathsrv.ku-eichstaett.de/MGF/homes/grothman/java/zirkel/doc_en/JavaWebStart.html>.
Acesso em março de 2009.
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